O pensamento de Celso Furtado sobre Desenvolvimento Econômico e Capital Externo no Brasil: do Estado interventor-empreendedor ao Estado insurgente-vanguardista

Autores

  • Isaías Albertin de Moraes Pesquisador do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (NEPESC/Unesp). Doutorando em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara. http://orcid.org/0000-0003-1839-803X
  • Hermano Caixeta Ibrahim Doutor em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS.
  • Carlos Eduardo Tauil Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Palavras-chave:

Pensamento econômico latino-americano, Desenvolvimento Econômico, Subdesenvolvimento, Dependência, Capital Externo.

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar o pensamento de Celso Furtado sobre desenvolvimento econômico e o papel do Estado frente ao capital externo no Brasil. A pergunta que o artigo procura responder é: como que a influência do capital externo no Brasil modificou as proposições de Furtado em relação as estratégicas do Estado na superação do subdesenvolvimento? A hipótese que a pesquisa levanta é que na primeira fase do pensamento de Furtado o papel do Estado é intervencionista-empreendedor, porém, em outra fase, Furtado ressalta um caráter mais insurgente-vanguardista ao seu Estado desenvolvimentista. O artigo empregou como procedimentos metodológico revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Isaías Albertin de Moraes, Pesquisador do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (NEPESC/Unesp). Doutorando em Ciências Sociais pela Unesp/Araraquara.

Doutorando em Ciências Sociais com ênfase em Estado, Sociedade e Política Pública pela Unesp/Araraquara e com período de mobilidade no Sector Cooperativo y de Economía Social y Solidaria na UdelaR/Uruguay (2019) por meio do Comitê de Processos Cooperativos e Associativos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (PROCOAS-AUGM). Mestre em Ciência Política com enfoque na linha Globalização, Integração regional e Política comparada pelo IUPERJ-UCAM (2014). Especialista em Relações Internacionais pela UnB (2007). Possui Graduação em Ciências Econômicas (2014) e Comércio Exterior (2010) ambas pela Unisul, e em Comunicação Social pelo Mackenzie (2004). Aperfeiçoamento em Economias Latino-americanas pela CEPAL-ONU em Santiago do Chile (2017). Colaborou como pesquisador no Centro de Estudos das Américas - CEAS (2012-2015) e no Laboratório Movimentos Sociais e Mídia - LMSM (2012-2017) do IUPERJ-UCAM. Atuou como servidor público temporário no Ministério da Previdência Social (2007-2008) em projeto de cooperação técnica internacional financiado pelo Banco Mundial. Atualmente, está como editor-chefe da Cadernos de Campo: Revista de Ciências Sociais da Unesp/Araraquara e como pesquisador do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (NEPESC-Unesp). Tem experiência em: Desenvolvimento Econômico, Economia Política, Relações Internacionais, História Econômica e Movimentos Sociais.

Referências

ARQUIVO CELSO FURTADO. Carta a Riccardo Campa. 22 jun. 1970.

ALMEIDA, José Elesbão de. Subdesenvolvimento e dependência: uma análise comparada de Celso Furtado e Fernando Henrique Cardoso. Tese de Doutorado. PPGE, UFRGS, 2009.

AMSDEN, Alice H. The Rise of “The Rest”: Challenges to the West from Late-Industrializing Economies. New York: Oxford University Press, 2001.

BIELSCHOWSKY, Ricardo. Cinquenta anos do Pensamento na CEPAL – Uma resenha. In: Bielschowsky, Ricardo. Cinquenta anos do Pensamento na CEPAL. Vol. 1, Rio de Janeiro: Record, 2000.

BOIANOVSKY, Mauro. Celso Furtado (1920-2004). New Palgrave Dictionary of Economics. Londres: Macmillan, vol. 3, 2008.

CARDOSO, Fernando Henrique; Enzo Faletto. Dependência e

Desenvolvimento na América Latina: Ensaio de Interpretação Sociológica. Rio de Janeiro:Zahar, 1981.

FURTADO, Celso. A Economia Brasileira: contribuição à análise do seu desenvolvimento. Rio de Janeiro: A Noite, 1954.

FURTADO, Celso. Uma Economia Dependente. Rio de Janeiro. Ministério da Educação e Cultura, 1956.

FURTADO, Celso. Perspectivas da Economia Brasileira. São Paulo: D.A.S.P. Serviço de Documentação, 1958.

FURTADO, Celso. Desenvolvimento e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

FURTADO, Celso. A pré-revolução brasileira. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1962.

FURTADO, Celso. Subdesenvolvimento e Estado Democrático. Recife: Comissão de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, 1962.

FURTADO, Celso. Dialética do desenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.

FURTADO, Celso. Um Projeto para o Brasil. Rio de Janeiro: Editora Saga, 1968.

FURTADO, Celso. Formação Econômica da América Latina. Rio de Janeiro: Lia, 1969.

FURTADO, Celso. Análise do “Modelo” Brasileiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

FURTADO, Celso. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FURTADO, Celso. A hegemonia dos Estados Unidos e o subdesenvolvimento da América Latina. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.

FURTADO, Celso. Criatividade e dependência na civilização industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FURTADO, Celso. Pequena Introdução ao Desenvolvimento: enfoque interdisciplinar. São Paulo: Editora Nacional, 1980.

FURTADO, Celso. A nova dependência: dívida externa e monetarismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FURTADO, Celso. Teoria e Política do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Abril cultura, 1983.

FURTADO, Celso. Cultura e Desenvolvimento em época de crise. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

FURTADO, Celso. Brasil: a construção interrompida. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992a.

FURTADO, Celso. O Subdesenvolvimento Revisitado. Economia e Sociedade, n. 1. Campinas, ago 1992.

FURTADO, Celso. Reflexões sobre a crise brasileira. In. ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro; ABRAMOVAY, Ricardo. Razões e ficções do desenvolvimento. São Paulo: Unesp-EdUSP, 2001.

FURTADO, Celso. Em busca de Novo Modelo: reflexões sobre a crise contemporânea. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FURTADO, Celso. Os desafios da nova geração. Economia Política. v.24, n. 4 outubro-dezembro, p. 483-486, 2004. Disponível em: http://www.ie.ufrj.br/celsofurtado/pdfs/os_desafios_da_nova_geracao.pdf. Acesso em> 21 de set. 2019.

FURTADO, Celso. Capitalismo Global. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

GONÇALVES, Reinaldo. Desenvolvimento às avessas: verdade, má-fé e ilusão no atual modelo brasileiro de desenvolvimento. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

JOHNSON, Chalmers. The developmental state: odyssey of a concept. In: WOO-CUMMINGS, Meredith (org.). The Developmental State. Ithaca: Cornell University Press, 1999.

LEWIS, Arthur W. Economic development with unlimited supply of labor. The Manchester School 22 (2): 139-191, 1954.

PREBISCH, Raul. El Desarrollo Econômico de la América Latina y Algunos de sus Principales Problemas. Cepal: Santiago - Chile, 1949.

SAMPAIO JR., Plínio de Arruda. Desenvolvimentismo e neodesenvolvimentismo: tragédia e farsa. Serviço Social & Sociedade. São Paulo, n. 112, p. 673-688, 2012

Downloads

Publicado

2020-02-26

Edição

Seção

Artigos