A Tecnologia na Teoria do Crescimento Econômico

Autores

  • José Alderir Silva Professor de Economia na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Palavras-chave:

Crescimento Econômico. Tecnologia. Capital Humano.

Resumo

A teoria do crescimento continua sendo importante fonte de estudos dentro da ciência econômica, principalmente, por mostrar o caminho que os países devem seguir para alcançarem o desenvolvimento econômico. No período em que Adam Smith lançou as bases da economia moderna, a diferença entre as nações mais ricas e mais pobres era pequena (Maddison, 2001). Todavia, nos últimos dois séculos, essa diferença foi ampliada devido ao diferencial de crescimento no mundo. Enquanto alguns países cresceram rapidamente no século XIX e XX, outros países estagnaram, ocasionando uma enorme diferença na renda per capita e nos padrões de vida de suas respectivas populações. Por outro lado, o crescimento econômico tem a virtude de reduzir essas disparidades, que foi o caso de países como Japão, Coreia do Sul, Cingapura, e mais recentemente, a China. Desse modo, o objetivo deste artigo é o de realizar uma revisão da literatura sobre a teoria do crescimento econômico, mas com o foco no papel da tecnologia.

Biografia do Autor

José Alderir Silva, Professor de Economia na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Professor na Universidade Federal Rural do Semi Árido - UFERSA, lotado no Departamento de Ciências Exatas, Tecnológicas e Humanas - DCETH.

Downloads

Publicado

2020-08-20

Edição

Seção

Artigos