IMPACTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DAS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS E DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL (2001-2018)

Autores

  • Elohá Cabreira Brito Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Elisangela Luzia Araujo Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Renata Bonassoli da Silva Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Palavras-chave:

Capital Humano. Políticas públicas para a Educação. Crescimento Econômico. Brasil.

Resumo

Desde os trabalhos pioneiros de Schultz (1961) e Becker (1964), os investimentos em capital humano têm sido relatados como determinantes fundamentais da produtividade e competitividade de um país. À luz dessa proposição teórica, este artigo tem como objetivo analisar as mudanças institucionais ocorridas na educação brasileira nas últimas duas décadas, investigando se a expansão dos investimentos públicos no campo educacional fora acompanhada da melhoria qualitativa dos principais indicadores educacionais. Em linhas gerais, os principais resultados corroboraram com ideia de avanços em direção à universalização os quais, todavia, não se fizeram acompanhar de mudanças qualitativas do ensino no país.

Biografia do Autor

Elohá Cabreira Brito, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2010), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nas áreas: Crescimento e Desenvolvimento Econômico, Políticas Monetária, Fiscal e Industrial, Economia do Trabalho, Pobreza e Políticas Sociais.

Elisangela Luzia Araujo, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

É graduada e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. É doutora em Economia, área de concentração Economia do Desenvolvimento, pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS - (2011-2015), com doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois (Ilinois/EUA). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá e se interessa principalmente pelos temas: crescimento econômico, economia internacional e brasileira, com foco em indústria, inserção externa e políticas/instituições macroeconômicas.

Renata Bonassoli da Silva, Graduada em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2020-08-20

Como Citar

Brito, E. C., Araujo, E. L., & Silva, R. B. da. (2020). IMPACTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DAS MUDANÇAS INSTITUCIONAIS E DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO NO BRASIL (2001-2018). Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 32(1(57). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/46775