Pensando a Pobreza entre Crianças no Brasil: relatório de aplicação de grupos focais a partir da metodologia da Abordagem Consensual.
Palavras-chave:
Pobreza, Infância, Abordagem Consensual, Grupos Focais, Necessidades Percebidas SocialmenteResumo
O presente texto busca reconstituir a experiência de aplicação de 08 grupos focais na cidade de Campinas, no ínterim de projeto interinstitucional entre a Universidade de Cardiff e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O projeto contou com a participação de 70 pessoas e teve como objetivo, a partir da metodologia da abordagem consensual, conhecer quais itens a partir de uma lista pré-determinadas, eram consideradas luxo, desejáveis, ou necessidade para que as pessoas tenham condições de vida dignas e não sejam consideradas pobres no contexto brasileiro. As listas aplicadas a 06 dos 08 grupos enfatizam as necessidades de crianças, enquanto que dois grupos debateram listas que contemplavam necessidades de adultos e crianças para fins de comparação posterior. O trabalho se insere, conforme brevemente apresentado, em um debate metodológico amplo e ativo acerca de como se definir quem é pobre e o necessário protagonismo da população especificando, por meio das necessidades percebidas, como definir a pobre e os padrões de vida mínimos. Tais elementos são úteis para a delimitação teórica, mas também no que toca às políticas públicas e garantias judiciais de direitos.Referências
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