Hipótese dos mercados eficientes vis-à-vis incerteza, convenção e especulação: por uma mudança de paradigma nos mercados financeiros.

Autores

  • Eder Johnson de Area Leão Pereira
  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma comparação entre a Hipótese dos Mercados Eficientes (HME) e os conceitos de incerteza, comportamento de manada e especulação, discutidas por Keynes na Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. Mostrando que o mercado de ações tende mais para a lógica de Keynes sobre o comportamento dos agentes (financeiros) do que para um mercado em equilíbrio proposto pela HME. Com isso, com a crise dos subprime, as idéias de Keynes, novamente, retornam para o centro do debate sobre a realidade do mercados de ações.

Biografia do Autor

Eder Johnson de Area Leão Pereira

Mestrando em Economia Universidade Federal da Bahia. Email: ederjohnson1@hotmail.com

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia

Mestrando em Economia Universidade Federal da Bahia. Email: arthurbacellar@yahoo.com.br

Downloads

Como Citar

Pereira, E. J. de A. L., & Urpia, A. G. B. da C. (2011). Hipótese dos mercados eficientes vis-à-vis incerteza, convenção e especulação: por uma mudança de paradigma nos mercados financeiros. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 22(1(39). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/7393

Edição

Seção

Artigos