Níveis de escolaridade e rendimentos do trabalho: Evidências para o Brasil nos anos 1990

Autores

  • Julio Manuel Pires

Resumo

O objetivo básico do trabalho consiste em testar a hipótese de que as mudanças econômicas ocorridas na década de 1990 implicaram em maiores diferenciais de salários quando considerados os trabalhadores de acordo com seus diferentes níveis de educacionais. Esta análise é realizada com base em dados sobre remuneração e escolaridade dos trabalhadores do setor formal da economia, garantindo-se o controle sobre as principais variáveis intervenientes na determinação do nível de remuneração da mão de obra: sexo, idade, setor de atividade e tamanho da empresa.

Biografia do Autor

Julio Manuel Pires

Professor e Pesquisador do Departamento de Economia da FEARP-USP, do Departamento de Economia da PUC-SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUC-SP. São Paulo, Brasil. E-mail: jmpires@usp.br.

Downloads

Como Citar

Pires, J. M. (2011). Níveis de escolaridade e rendimentos do trabalho: Evidências para o Brasil nos anos 1990. Pesquisa &Amp; Debate Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Economia Política, 19(2(34). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/rpe/article/view/7573

Edição

Seção

Artigos