E-books e a mídia do livro
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i18p62-74Palavras-chave:
E-books, Livros, Publicações digitais, EPUB, Leitor ubíquoResumo
O artigo trata da mídia do e-book em relação com a mídia do livro em geral. Após uma síntese a respeito dos livros tradicionais, ele contrapõe os livros impressos com os livros digitais e reflete os benefícios e as desvantagens dos livros em formato digital. Será que o e-book significa o fim do livro impresso? O artigo examina o perfil do leitor ubíquo, conceito elaborado por Lucia Santaella na sua tipologia dos perfis de leitor que distingue entre o leitor contemplativo, movente e imersivo. O leitor do e-book pertence à classe dos leitores imersivos, que apresenta familiaridade com os dispositivos móveis, tais como tablets, smartphones e e-readers.
Referências
BASTOS, Marcus Vinicius Fainer. Palavra e imagem: acordes semióticos, do impresso ao digital. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
BASTOS, Marcus Vinicius Fainer. Ex-Crever? literatura, linguagem, tecnologia. 2005. 143 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro. São Paulo: Peirópolis, 2003.
ECO, Umberto. From Internet to Gutenberg. 1996. Conferência apresentada por Umberto Eco na The Italian Academy for Advanced Studies in America. Disponível em: umbertoeco.com/en/from-internetto-gutenberg-1996.html. Acesso em: 04 out. 2018.
FARIAS, André Brayner de. O livro e o mundo: de seus múltiplos fins. Eco Pós, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 160-169, jan. 2016.
FLUSSER, Vilém. Livros. Manuscrito, s.d. Disponível em: flusserbrasil.com/art157.pdf. Acesso em: 24 set. 2018.
FLUSSER, Vilém. A escrita: há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
FLUTURE, Samanta Gimenez. Livros digitais para dispositivos móveis: repensando forma e conteúdo. 2015. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligências e Design Digital). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015.
JOHNSON, Steven. Tudo que é ruim é bom pra você: como os games e a TV nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Zahar, 2012 (2005).
LAMEIRA, Daniel. Livros e YouTube. 2018. Disponível em: medium.com/@lameira/livros-e-youtube-984bf481cc87. Acesso em: 18 set. 2018.
MCLUHAN, Marshall; FIORE, Quentin. The medium is the massage: an inventory of effects. New York: Random House, 1967.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural/Unesp, 2003.
NUNBERG, Geoffrey (org.). The future of the book. Berkeley: University of California Press, 1996.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTAELLA, Lucia. O livro será eterno? 2013b. Blog Sociotramas. Disponível em: sociotramas.wordpress.com/2013/12/17/o-livro-sera-eterno. Acesso em: 20 ago. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Thiago Mittermayer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo de acordo com a licença CC BY 4.0, em conformidade com a definição de acesso público do Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Ao submeter um texto à TECCOGS, os autores asseguram que o material submetido à avaliação e eventual publicação não infringe de modo algum qualquer direito proprietário ou copyright de outros. Com a submissão, o autor transfere em efetivo os direitos de publicação do artigo para a TECCOGS. A transferência de copyright cobre os direitos exclusivos de publicação e distribuição do artigo, incluindo reimpressões ou quaisquer outras reproduções de natureza similar, além de traduções. Os autores mantém o direito de usar todo ou partes deste texto em trabalhos futuros de sua autoria e de conceder ou recusar a permissão a terceiros para republicar todo ou partes do texto ou de suas traduções. Para republicar números da revista na íntegra, qualquer interessado precisa obter permissão por escrito tanto dos autores como também dos editores da TECCOGS. A TECCOGS por si só pode conceder direitos relativos a emissões de periódicos como um todo.
Imagens com direitos autorais pertencentes a terceiros, que não foram concedidos ao autor do texto, devem ser utilizadas somente quando necessárias à análise e ao argumento da pesquisa, sempre indicando as respectivas fontes e autoria. A TECCOGS dispensa o uso de imagens meramente ilustrativas. Se desejar ilustrar um conceito, o autor deve indicar, em forma de URL ou referência bibliográfica, uma referência em que a ilustração esteja disponível.
---------------------------------------------------------------------------------
This journal offers free immediate access to its content under CC BY 4.0, in accordance with Directory of Open Access Journals' (DOAJ) definition of Open Acess.
When submitting a text to TECCOGS, authors ensure that the material submitted for evaluation and eventual publication does not infringe any proprietary right or copyright. Upon submission, authors effectively transfer the publication rights of the article to TECCOGS. The copyright transfer covers the exclusive rights of publication and distribution of the article, including reprints or any other reproduction of similar nature, in addition to translations. Authors retain the right to use all or parts of the text in future works of their own, as well as to grant or refuse permission to third parties to republish all or parts of the text or its translations. In order to fully republish issues of the magazine, anyone interested must obtain written permission from both the authors and the editors of TECCOGS. TECCOGS alone can grant rights relating to issues of journals as a whole.
Images whose copyright belongs to third parties that have not been granted to the author of the text should be used only when essential for the analysis and argument, always indicating theirs respective sources and authorship. TECCOGS dismisses any use of merely illustrative images. To illustrate a concept, the author must indicate, in the form of a URL or bibliographic reference, a source in which the illustration is available.