Formação e repertório cultural dos futuros produtores de games no Brasil: a busca por uma identidade cultural local nesta indústria criativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i24p119-137Resumo
O artigo apresentado é um recorte da pesquisa de doutorado que aborda a questão da identidade cultural dos personagens de games de jogos comerciais. Os objetos de estudo são a formação profissional dos produtores de games e as demandas da indústria de videogames no Brasil. O objetivo geral é colaborar com o ensino profissional e a indústria criativa voltada para jogos digitais que contemplem aspectos identitários, étnicos e culturais brasileiros dentro de uma perspectiva de cultura globalizada, incentivando a crítica à indústria cultural e à estética homogeneizadora em prol de novas propostas para esta indústria. A justificativa para focar na formação dos profissionais se dá pela atuação como professora em curso de Jogos Digitais e as experiências com os alunos da geração que nasceu jogando e reproduz exatamente o que a indústria cultural coloca no mercado, não questionando aspectos de sua identidade cultural ou agregando novidades em termos criativos quando na elaboração de roteiros e game design documents (GDDs) para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após crescerem lendo histórias em quadrinhos (HQs) americanas e mangás japoneses, jogando games de console e tendo acesso no curso a uma bibliografia técnica essencialmente traduzida dos Estados Unidos da América (EUA), repetem-se nos jogos criados pelos alunos as temáticas, a jogabilidade, a arte visual, os objetivos e o perfil de protagonista, geralmente reforçando estereótipos hegemônicos. Mudar este cenário, trazendo visibilidade dos games locais para outros continentes, é o desafio desta pesquisa.
Palavras-chave: Games. Formação profissional. Identidade cultural. Indústria criativa.
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