Formação e repertório cultural dos futuros produtores de games no Brasil: a busca por uma identidade cultural local nesta indústria criativa

Autores

  • Érika Caramello
  • Cláudia Hardagh

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i24p119-137

Resumo

O artigo apresentado é um recorte da pesquisa de doutorado que aborda a questão da identidade cultural dos personagens de games de jogos comerciais. Os objetos de estudo são a formação profissional dos produtores de games e as demandas da indústria de videogames no Brasil. O objetivo geral é colaborar com o ensino profissional e a indústria criativa voltada para jogos digitais que contemplem aspectos identitários, étnicos e culturais brasileiros dentro de uma perspectiva de cultura globalizada, incentivando a crítica à indústria cultural e à estética homogeneizadora em prol de novas propostas para esta indústria. A justificativa para focar na formação dos profissionais se dá pela atuação como professora em curso de Jogos Digitais e as experiências com os alunos da geração que nasceu jogando e reproduz exatamente o que a indústria cultural coloca no mercado, não questionando aspectos de sua identidade cultural ou agregando novidades em termos criativos quando na elaboração de roteiros e game design documents (GDDs) para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Após crescerem lendo histórias em quadrinhos (HQs) americanas e mangás japoneses, jogando games de console e tendo acesso no curso a uma bibliografia técnica essencialmente traduzida dos Estados Unidos da América (EUA), repetem-se nos jogos criados pelos alunos as temáticas, a jogabilidade, a arte visual, os objetivos e o perfil de protagonista, geralmente reforçando estereótipos hegemônicos. Mudar este cenário, trazendo visibilidade dos games locais para outros continentes, é o desafio desta pesquisa.

Palavras-chave: Games. Formação profissional. Identidade cultural. Indústria criativa.

Biografia do Autor

Érika Caramello

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura do Mackenzie, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação pela PUCRS e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFRGS, é docente na Fatec São Caetano do Sul e no FIAM FAAM Centro Universitário.

Cláudia Hardagh

Professora orientadora deste trabalho e pesquisadora do Mackenzie no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Historiadora, socióloga e pedagoga, pós-doutora pela Universidade de Coimbra, doutora pela PUCSP em Formação de professores para Tecnologia Educacional no programa Educação Currículo. Coordena o grupo de pesquisa internacional Convergência: Escola expandida, linguagens híbridas e diversidade. Pesquisadora no Observatório da Juventude na Academia Paulista de Direito.

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Publicado

2018-03-15