A aliança entre humanidades e tecnologias computacionais e a ressignificação de conhecimento

Autores

  • Isabel Jungk Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3966-0714

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i21p45-68

Palavras-chave:

Produção de conhecimento, Produção simbólica, Informação qualitativa, Informação quantitativa, Charles S. Peirce

Resumo

As tecnologias informacionais têm transformado as humanidades, especialmente no que tange à pesquisa de dados e produção de conhecimento, que migraram dos suportes analógicos para os digitais, dando surgimento a um campo de estudos interdisciplinares denominado Humanidades Digitais ainda em vias de definição, mas que pode ser compreendido como uma virada computacional em todos as áreas das humanidades, pois baseia-se em métodos digitais de processamento de informações. Essa aliança entre humanidades e tecnologias computacionais para produção de conhecimento vêm passando por diferentes etapas de desenvolvimento (primeira, segunda e terceira ondas) e, nessa empreitada, um dos maiores desafios da pesquisa computacionalmente mediada é combinar a busca de informações quantitativas e qualitativas a partir dos dados disponíveis com uma perspectiva crítica, que reflita sobre os valores e premissas fundamentais que orientam tais pesquisas na era da automação computacional. Com base no conceito peirceano de informação, o presente artigo busca mostrar que, a partir dessa materialidade computacional, o conhecimento qualitativo, predominantemente icônico, e o conhecimento quantitativo, predominantemente indicial, se combinam para formar um cabedal simbólico de conhecimento em constante crescimento, sendo influenciados pela ordem simbólica pré-existente, mas sendo capaz também de impactá-la, redimensioná-la e transformá-la, ressignificando o conhecimento em novas sínteses informacionais, aportando novas formas de pensar o próprio ser humano e sua relação com a produção científica e cultural. Parte-se do pressuposto de que essa perspectiva crítica será fundamental para os anos vindouros das Humanidades.

Biografia do Autor

Isabel Jungk, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Isabel Jungk é professora e orientadora no curso de Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da PUC-SP desde 2012, e nos cursos de Especialização em Cultura Material e Consumo - Perspectivas Semiopsicanalíticas, e Pesquisa de Mercado em Comunicações do CRP-Publicidade da Escola de Comunicação e Artes da USP desde 2019. Pesquisadora, integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Leituras Avançadas de Peirce do CIEP (Centro Internacional de Estudos Peirceanos, TIDD-PUC/SP), o Grupo de Pesquisa Transobjeto sobre realismo contemporâneo, bem como o Projeto de Desenvolvimento Construção de conceitos semióticos para a criação de ambientes imersivos. Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital com ênfase na pesquisa em Aprendizagem e Semiótica Cognitiva pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017, Bolsa Capes), também é Mestre em Comunicação e Semiótica com ênfase em Análise das Mídias (2011, Bolsa CNPq) e Especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC/SP (2009). Cursou História da Arte no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP (2011-2012) e tem formação nas áreas de Comunicação e Marketing em diversos cursos intensivos de extensão universitária realizados na Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP (2008, 2000, 1999). Possui graduação em Administração de Empresas (1997) e Direito (1995) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP, e tem experiência na área de propaganda, marketing e design gráfico, tendo atuado como diretora de criação de marcas, logotipos, identidades visuais e peças publicitárias em geral. Membro da Semiotic Society of America - SSA, da International Association for Semiotic Studies - IASS e do corpo editorial de diversos periódicos. Dedica-se ao estudo e pesquisa interdisciplinar nas áreas de linguagens, semiótica, comunicação, cognição e relação humano-técnica. Inseridos nesses campos de interesse, dedica-se especialmente aos temas que envolvem: mediação e linguagens verbal e visual, hipermídia e tecnologias da inteligência, aprendizagem e epistemologia, realismo, ontologia e pragmatismo, psicanálise e sintomas da cultura, bem como semiótica teórica e aplicada. Publicou diversos capítulos de livro e artigos, vários dos quais estão disponíveis on-line, tendo participado e apresentado trabalhos em congressos, encontros e eventos nacionais e internacionais, nos Estados Unidos, Alemanha e América Latina, ligados a essas áreas de interesse.

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos