Um breve guia para as Humanidades Digitais

Autores

  • Anne Burdick Art Center College of Design/Professor and Chair of Media Design Practices (MDP)
  • Johanna Drucker University of California, Los Angeles/Professor in the Department of Information Studies at the Graduate School of Education and Information Studies
  • Peter Lunenfeld University of California, Los Angeles/Professor and the Vice Chair of the Design Media Arts/Director of the Institute for Technology and Aesthetics (ITA), and founder of mediawork: The Southern California New Media Group.
  • Todd Presner University of California, Los Angeles/Chair of Digital Humanities Program
  • Jeffrey Schnapp Harvard University/Founder/Faculty director of metaLAB (at) Harvard and faculty co-director of the Berkman Klein Center for Internet and Society
  • Isabel Jungk Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3966-0714

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i21p69-98

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Metodologias, Projetos, Avaliação

Resumo

À medida que metodologias, ferramentas e habilidades digitais tornam-se crescentemente centrais para trabalhar nas humanidades, questões concernentes aos fundamentos, resultados de projetos, avaliações e design se tornaram urgentes. As especificações proporcionam um conjunto de critérios para guiar aqueles que realmente trabalham nas Humanidades Digitais, assim como aqueles a quem se pede para avaliar e financiar pesquisadores, projetos e iniciativas das Humanidades Digitais.

Biografia do Autor

Anne Burdick, Art Center College of Design/Professor and Chair of Media Design Practices (MDP)

Anne Burdick é uma designer, crítica, educadora e investigadora. Nos últimos dez anos, tem sido Professora e Presidente da Media Design Practices (MDP), um programa de pós-graduação no Art Center College of Design, centrado no design para o futuro das tecnologias de informação e comunicação. No Outono de 2018, é professora visitante de Comunicação Visual na Universidade de Tecnologia de Sydney. Na sua prática de design, Anne desenha projectos de texto experimental em diversos meios, pelos quais obteve reconhecimento, desde ganhar o prestigioso Prémio Leipzig para o design de livros até ser nomeada para um Webby Award pelo seu trabalho com textos interactivos e literatura electrónica. Com Johanna Drucker, Peter Lunenfeld, Todd Pressner, e Jeffrey Schnapp, é co-autora do livro Digital_Humanities, e a sua escrita e design podem ser encontrados no Los Angeles Times, Eye Magazine, Émigré, e Electronic Book Review, entre outros, e o seu trabalho é realizado nas colecções permanentes da Walker Art Gallery, SFMOMA, e do Museum of Modern Art em Nova Iorque. A investigação de doutoramento de Anne usa ficção de design para fazer perguntas sobre tecnologias emergentes para a leitura e escrita e os seus efeitos na produção de conhecimento nas humanidades digitais.

Johanna Drucker, University of California, Los Angeles/Professor in the Department of Information Studies at the Graduate School of Education and Information Studies

É uma autora americana, artista de livros, teórica visual, e crítica cultural. A sua escrita académica documenta e critica a linguagem visual: formas de letra, tipografia, poesia visual, arte, e ultimamente, a estética da arte digital. Actualmente é professora Martin e Bernard Breslauer no Departamento de Estudos de Informação da Escola de Pós-Graduação em Educação e Estudos de Informação da UCLA.

Peter Lunenfeld, University of California, Los Angeles/Professor and the Vice Chair of the Design Media Arts/Director of the Institute for Technology and Aesthetics (ITA), and founder of mediawork: The Southern California New Media Group.

Peter Lunenfeld é um crítico e teórico dos meios digitais, humanidades digitais e humanidades urbanas. É professor e vice-presidente do departamento de Design Media Arts da UCLA, director do Institute for Technology and Aesthetics (ITA), e fundador do trabalho dos media: Grupo de Novos Meios de Comunicação Social do Sul da Califórnia.

Lunenfeld é uma figura proeminente na teoria estética digital, empenhada em estabelecer os dilemas filosóficos em relação à tecnologia digital e ao seu papel na arte, design e cultura. Trabalhos como Snap to Grid e The Secret War Between Downloading and Uploading incorporam teorias tradicionais e continentais da arte para dar conta dos media digitais. O seu trabalho gira em torno das fontes da tecnologia, estética e teoria cultural, estabelecendo a complexidade da estética digital ao mesmo tempo que a categoriza.

Todd Presner, University of California, Los Angeles/Chair of Digital Humanities Program

Todd Presner é Presidente do Programa de Humanidades Digitais da UCLA e Professor de Línguas Germânicas e Literatura Comparada da Ross. Desde 2018, é Decano Associado da Inovação Digital na Divisão de Humanidades e Conselheiro do Vice-Chanceler de Investigação em Humanidades, Artes e Ciências Sociais. De 2011 a 2018, foi Director do Sady e Ludwig Kahn do Centro de Estudos Judaicos da UCLA. Serve como co-PI docente na iniciativa "Humanidades Urbanas" na UCLA. A sua investigação centra-se na história intelectual europeia, história dos media, cultura visual, humanidades digitais, e geografia cultural.

Jeffrey Schnapp, Harvard University/Founder/Faculty director of metaLAB (at) Harvard and faculty co-director of the Berkman Klein Center for Internet and Society

Jeffrey Schnapp é o fundador/director pedagógico da metaLAB (em) Harvard e co-director do Berkman Klein Center for Internet and Society da Universidade de Harvard. É titular da cadeira Carl A. Pescosolido em Línguas e Literaturas Românicas e Literatura Comparada na Faculdade de Artes e Ciências e está no corpo docente do Departamento de Arquitectura da Escola Superior de Design de Harvard.

Isabel Jungk, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Isabel Jungk é professora e orientadora no curso de Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura da Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE) da PUC-SP desde 2012, e nos cursos de Especialização em Cultura Material e Consumo - Perspectivas Semiopsicanalíticas, e Pesquisa de Mercado em Comunicações do CRP-Publicidade da Escola de Comunicação e Artes da USP desde 2019. Pesquisadora, integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Leituras Avançadas de Peirce do CIEP (Centro Internacional de Estudos Peirceanos, TIDD-PUC/SP), o Grupo de Pesquisa Transobjeto sobre realismo contemporâneo, bem como o Projeto de Desenvolvimento Construção de conceitos semióticos para a criação de ambientes imersivos. Doutora em Tecnologias da Inteligência e Design Digital com ênfase na pesquisa em Aprendizagem e Semiótica Cognitiva pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017, Bolsa Capes), também é Mestre em Comunicação e Semiótica com ênfase em Análise das Mídias (2011, Bolsa CNPq) e Especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC/SP (2009). Cursou História da Arte no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP (2011-2012) e tem formação nas áreas de Comunicação e Marketing em diversos cursos intensivos de extensão universitária realizados na Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP (2008, 2000, 1999). Possui graduação em Administração de Empresas (1997) e Direito (1995) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP, e tem experiência na área de propaganda, marketing e design gráfico, tendo atuado como diretora de criação de marcas, logotipos, identidades visuais e peças publicitárias em geral. Membro da Semiotic Society of America - SSA, da International Association for Semiotic Studies - IASS e do corpo editorial de diversos periódicos. Dedica-se ao estudo e pesquisa interdisciplinar nas áreas de linguagens, semiótica, comunicação, cognição e relação humano-técnica. Inseridos nesses campos de interesse, dedica-se especialmente aos temas que envolvem: mediação e linguagens verbal e visual, hipermídia e tecnologias da inteligência, aprendizagem e epistemologia, realismo, ontologia e pragmatismo, psicanálise e sintomas da cultura, bem como semiótica teórica e aplicada. Publicou diversos capítulos de livro e artigos, vários dos quais estão disponíveis on-line, tendo participado e apresentado trabalhos em congressos, encontros e eventos nacionais e internacionais, nos Estados Unidos, Alemanha e América Latina, ligados a essas áreas de interesse.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos