Comunicação secreta e história da criptologia: um desafio para as Humanidades Digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i21p146-165

Palavras-chave:

Sigilo, Encriptação, Criptoanálise, Cibersegurança, Deturpações

Resumo

Estudar a comunicação sob a perspectiva do sigilo soa paradoxal. Entretanto, pode-se afirmar seguramente que guardar é tão importante quanto compartilhar. Durante séculos a história da criptologia remeteu aos campos da linguagem, da tradução, da escrita e da interpretação, porém, desde a década de 1940 ela tem se baseado cada vez mais na matemática e na computação. No século xxi, a cultura digital depende da encriptação para que os sujeitos se comuniquem de maneira confiável e verificável com seus bancos, médicos, advogados e parceiros de negócios. Confrontar a questão da encriptação na atualidade demanda uma análise crítica das suas representações deturpadas. Indicamos que estamos trabalhando com Humanidades Digitais ao aplicarmos métodos das ciências de dados à comunicação estética. Então por que não o fazemos também quando aplicamos métodos das Ciências Humanas para pesquisar a cultura digital? Apesar de Galloway nos advertir que, na tarefa de processar e analisar informação quantitativa, “um pesquisador do campo da cultura que empregue tais métodos é pouco mais do que uma versão inferior da Amazon ou da Equifax”, é preciso que as Humanidades Digitais ajudem a reduzir a distância entre as abordagens quantitativas e qualitativas. Este artigo apresenta o projeto de um programa de ensino e a experiência pedagógica com uma turma de alunos de Ciências Humanas sobre a história da criptologia. Abordando a comunicação secreta desde tempos remotos até os dias de hoje, o artigo também explora como as mídias retratam as redes de computadores e como abordam o tema da cibersegurança.

Biografia do Autor

Peter Krapp, University of California, California, Estados Unidos

Professor e coordenador do Departamento de Estudos de Cinema e Mídias na Universidade da Califórnia, em Irvine. Lecionou na Universidade de Minnesota e na Bard College e foi Pesquisador Visitante em Universidades na África do Sul, Alemanha, Brasil, Estados Unidos e Taiwan. É autor dos livros "Déjà Vu: Aberrations of Cultural Memory" (2004) e "Noise Channels: Glitch and Error in Digital Culture" (2011).

Eduardo Harry Luersen, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Ciências da Comunicação na UNISINOS (2020), bolsista CNPQ. Doutorado sanduíche realizado no Centre for Digital Cultures, na Leuphana Universität Lüneburg (2019/1), com bolsa Capes/DAAD. Mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2013), bolsista CAPES. Graduado em Artes Visuais: Bach. Design Gráfico pela UFPel (2010), sendo bolsista do CLMD nesta Universidade. Graduação interrompida em Música: Bach. Composição, na UFPel (2014-2015). É fundador do coletivo Polvö, que trabalha com instalações sonoras e audiovisuais. 2014-2015: Sound designer e compositor de produções audiovisuais na Cusco (produtora de áudio), em Pelotas. 2013-2014: Professor/pesquisador no Núcleo de Produção e Tecnologia Educacional, pela Rede e-Tec, no IFSUL, em Pelotas. 2013: Arte-finalista no jornal Diário Popular, em Pelotas. 2011-2012: Editor de layout e revisor de texto do periódico Sessões do Imaginário, da PUCRS, em Porto Alegre. 2010: Professor nível técnico na Sociedade Educacional Três de Maio, na disciplina de Imagem Digital. 2008-2010: Diretor de arte e co-proprietário do estúdio de design estratégico Tentáculo, em Pelotas. 2007-2008: Designer bolsista no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância, da UFPEL, em Pelotas.

Referências

BAMFORD, James. The puzzle palace: inside the National Security Agency. New York: Penguin, 1982.

BAUER, Craig P. Secret history: the story of cryptology. Boca Raton: CRC Taylor & Francis, 2013.

BAUER, Craig P. Unsolved! The history and mystery of the world's greatest ciphers from Ancient Egypt to online secret societies. Princeton: Princeton University Press, 2017.

BAUER, Friedrich L. Decrypted secrets: methods and maxims of cryptology. Berlin: Springer, 2007.

CLEMENS, Raymond. The Voynich Manuscript. Yale: Yale University Pree, 2016.

DIFFIE, Whitfield; LANDAU, Susan. Privacy on the line: the politics of wiretapping and encryption. Cambridge: MIT Press, 2007.

GALLOWAY, Alexander. The cybernetic hypothesis. Differences: a journal of feminist cultural studies, n. 25, v.1, 2014, p. 107-130.

GLASS, Darren. A first-year seminar on cryptography. Cryptologia, n. 37, v. 4, 2013, p. 305-310.

KAHN, David. The codebreakers: the story of secret writing. New York: Macmillan, 1967.

KACKMAN, Michael. Citizen spy: television, espionage, and Cold War culture. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005.

KAUR, Manmohan. Cryptography as a pedagogical tool, PRIMUS, v. l8, n. 2, 2008, p. 198-206.

KOBLITZ, Neal. Cryptography as a teaching tool. Cryptologia, n. 21, 1997, p. 317-326.

KOBLITZ, Neal. Secret codes and online security: a seminar for entering students. Cryptologia, n. 34, 2010, p. 145-154.

KOSS, Lorelei. Writing and information literacy in a cryptology first-year seminar. Cryptologia, n. 38, 2014, p. 223-231.

KURT, Yesem. Deciphering an undergraduate cryptology course. Cryptologia, n. 34, v. 2, 2010, p. 155-162.

LEVY, Stephen. Crypto. London: Penguin Books, 2001.

MACRAKIS, Kirstie. Prisoners, lovers, and spies: the story of invisible ink from Herodotus to al Qaeda. Yale: Yale University Press, 2014.

SCHMEH, 2015. Klaus Schmeh’s List of Encrypted Books – Klausis Krypto Kolumne. Disponível em: scienceblogs.de/klausis-krypto-kolumne/klaus-schmehs-list-of-encrypted-books. Acesso em: 6 abr. 2020.

SCHNEIER, Bruce. Secrets and lies: digital security in a networked world. Indianapolis: Wiley, 2004.

SINGH, Simon. The code book: the science of secrecy from Ancient Egypt to quantum cryptography. New York: Anchor Books, 1999.

PEW RESEARCH CENTER. Younger Americans express more support for encryption than older adults. 2017a. Disponível em: pewresearch.org/internet/2017/01/26/3-attitudes-about-cybersecurity-policy/pi_01-26-cyber-03-00. Acesso em: 6 abr. 2020.

PEW RESEARCH CENTER. Cybersecurity Knowledge Quiz. 2017b. Disponível em: pewresearch.org/internet/quiz/cybersecurity-knowledge. Acesso em: 6 abr. 2020.

QUISQUATER, Jean-Jacques et al. How to explain zero-knowledge protocols to your children. In: BRASSARD, Gilles. (ed.) Advances in cryptology. Crypto 89, LNCS 435, 1990, p. 628-631.

WINKEL, Brian. Lessons learned from a mathematical cryptology course. Cryptologia, n. 32, v. 1, 2008, p. 45-55.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos