A onda ótica: Walter Ruttmann em 1929

Autores

  • Thomas Elsaesser Universidade de Amsterdam
  • Malte Haganer Universidade de Marburg

Resumo

As obras de Walter Ruttmann apontam para praticamente tudo o que
aconteceu no campo do audiovisual europeu na década de 1920 (de que o ano 29 é, também, uma síntese condensada). O surgimento das tecnologias que permitem associar som e imagem em movimento, a busca pelo entendimento e a experimentação com as novas possibilidades das linguagens audiovisuais resultantes, os sonhos com um circuito independente capaz de financiar em parceria com a indústria os realizadores mais autorais, as estratégias que visam fomentar um circuito menos comprometido com os formatos narrativos predominantes no cinema de entretenimento, o flerte com a publicidade, a adesão ao nazismo. Ao tratar das principais obras de Ruttmann, o texto explora sua inserção neste contexto complexo sem, todavia, restringí-las a ele. O artigo reconhece, na recente retomada de interesse por Ruttman, uma compreensão mais ampla de como seus filmes experimentais extrapolam o diálogo com seu tempo, inventando modos de montagem audiovisual que contribuem para inventar vários procedimentos marcantes do audiovisual experimental.

Palavras-chave: Audiovisual experimental. Vanguardas históricas. Montagem. Cinema sonoro.

Biografia do Autor

Thomas Elsaesser, Universidade de Amsterdam

Thomas Elsaesser é doutor em cinema e professor da Universidade de Amsterdam. É um dos teóricos que usou metodologias de pesquisa hoje associadas à arqueologia das mídias e recebeu o Lifetime Achievement da Society for Cinema and Media. É autor de importantes livros sobre audiovisual e cultura contemporânea, como German cinema: terror and trauma: cultural memory since 1945, Film Theory: an introduction to the senses, Farocki: a frame no longer visible e Digital cinema: convergence or contradiction. Foi editor do periódico Monogram. Foi professor visitante em instituições como as universidades Columbia e Yale.

Malte Haganer, Universidade de Marburg

Malte Hagener é professor de teoria e estética do filme e de arqueologia das mídias na Universidade de Marburg. Organizou e editou livros como The emerge of film culture: knowledge production, institution building and the fate of the avant-garde in Europe, 1919-1945 e Moving forward, looking back: the european avant-garde and the invention of film culture, 1919-1939.

Downloads