Sobre a arte das mídias imaginárias

Autores

  • Eirc Kluitenberg Universidade The Hague

Resumo

Em 2006, Eric Kluitenberg lançou o livro "Book of Imaginary Media", que propõe uma escavação do imaginário midiático, através de uma metodologia em busca de mídias que nunca foram de fato concebidas, mas existiram 'imaginariamente' em contos, novelas e, principalmente, na literatura fantástica e do absurdo e, no final, acabaram ajudando na criação de mídias que existem hoje em dia. Neste artigo, o autor propõe uma análise de obras de arte e artistas que acabaram fazendo uso – mesmo que inconscientemente – de mídias imaginárias para desenvolver a concepção de suas expressões artísticas.

Palavras-chave: Mídia imaginária. Tecnologia. Arte. Literatura fantástica.

Biografia do Autor

Eirc Kluitenberg, Universidade The Hague

Eric Kluitenberg é teórico cultural e midiático e também curador em Amsterdã. Em 2006 editou o livro Book of Imaginary Media, que introduziu o conceito de “mídia imaginária” no campo dos estudos em arqueologia das mídias. Kluitenberg é professor de artes e teoria das mídias na ArtScience Interfaculty na Universidade The Hague na Holanda e editor chefe do "Tactical Media Files", uma fonte de documentações online.

Downloads