Máquinas celibatárias na arte: confluências e dinamismos para uma abordagem deleuziana

Autores

  • Adriano Messias PUC-SP/Pós-Doutorando

Resumo

No âmbito do design tecnológico, em franco diálogo com a área de comunicação, pode-se considerar que os modos de se ver um objeto — e, mais do que isso, de se percebê-lo e, por que não, também de se fazer por ele percebido — são essenciais para se discutir as conformações da complexidade contemporânea. Para tanto, evoco aqui o mundo dos objetos e ambientes sencientes, cada vez mais partícipes da vida cotidiana, capazes de estabelecer quebras paradigmáticas em relação ao binômio sujeito-objeto. “Internet das coisas”, “corpos biociborguizados”, “androides dotados de inteligência artificial” e mesmo propostas biológicas em torno da chamada “vida artificial” são apenas alguns dos temas relevantes para a ciência, a filosofia e a psicanálise no século vinte e um. No turbilhão destes movimentos múltiplos e inovadores, pensa-se o artista — esta espécie de arauto intuitivo do porvir. Imbuído de um olhar ancorado especialmente na filosofia deleuziana e igualmente em contribuições do realismo especulativo (R.E.) — mais notadamente da ontologia orientada aos objetos —, proponho, neste artigo, reflexões sobre diferentes objetos/máquinas, de acordo com a leitura específica que Gilles Deleuze e Félix Guattari fazem em várias de suas obras. “Máquina desejante”, “artista como senhor dos objetos”, “máquinas paranoicas, miraculantes, celibatárias” são alguns dos sintagmas que, ainda nos anos de 1970, foram apontados por ambos os estudiosos rumo à compreensão de um mundo das imagens que se transformava rapidamente. Hoje, mais de quatro décadas após a publicação do polêmico O Anti-Édipo, e a alguns anos apenas de distância das primeiras discussões sobre o Speculative Realism, acredito que o design, a tecnologia e a arte podem ser mais bem entendidos a partir de uma visão que privilegie o acoplamento nocional “objeto/máquina”.

Palavras-chave: Realismo Especulativo. Ontologia Orientada aos Objetos. Filosofia Deleuziana. Objetos. Obras de arte.

Biografia do Autor

Adriano Messias, PUC-SP/Pós-Doutorando

Pós-doutorando em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, sob a supervisão da Profa. Dra. Lucia Santaella. Bolsista Fapesp. Pesquisador visitante na Universidad Autónoma de Barcelona/ Depto. de Filosofia. Autor e tradutor de dezenas de livros de ficção.

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