Comunicologia, aparelhos e pós-história: conceitos flusserianos aplicados aos videogames e à gamificação

Autores

  • Fabrizio Augusto Poltronieri PUCSP/Pesquisador

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar as teorias de Vilém Flusser para uma ampla audiência de pesquisadores envolvidos no estudo dos videogames e gamificação. O escrito trata dos conceitos de comunicologia, aparelho, imagens técnicas e pós-história. De acordo com Flusser estamos testemunhando o nascimento de uma era pós-histórica e, desta maneira, novas categorias precisam ser criadas e constantemente questionadas. Este artigo sumariza os principais aspectos deste novo cenário cultural, trazendo o conceito flusseriano de projeção como uma alternativa para algumas teorias em voga, ligando-a com características da gamificação encontradas na literatura atual. O artigos também trata da importância da programação nos dias correntes, destacando a papel deste conceito para a projeção de novas realidades calculadas sobre o mundo natural.

Palavras-chave: Videogames. Gamificação. Comunicologia. Aparelhos. Pós-história. Vilém Flusser.

Biografia do Autor

Fabrizio Augusto Poltronieri, PUCSP/Pesquisador

Pesquisador, programador e artista, tendo participado em diversas exposições coletivas e individuais. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Realizou pesquisas de pós-doutorado sobre o início da arte computacional na Europa no Royal College of Art, Londres, e sobre videogames e produção de conhecimento no Gamification Lab, Leuphana Universität, Lüneburg, Alemanha.

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Publicado

2021-02-03

Edição

Seção

Artigos