Do desenvolvimento e criação de puzzles para a produção de conhecimentos nos jogos digitais

Autores

  • Cristiano N. Tonéis PUCSP/Pesquisador
  • Janete Bolite Frant PUCSP/Pesquisadora

Resumo

Essa pesquisa busca relacionar a importância da utilização de puzzles em jogos digitais com a finalidade de produção de conhecimentos. Os puzzles propiciam um tipo de desafio ou enigma o qual demanda do jogador sua criatividade e interligações de conhecimentos, na ação e produção de estratégias. A estrutura lógica sempre fornece um desafio lógico ou matemático, porém não se limitando a estas ciências. Por meio de autores como Gardner, Loyd, Dudeney, Stwart, Polya, entre outros, demonstra como a utilização de puzzles clássicos em adaptações para novas narrativas nos games podem contribuir para o desempenho do game design e na elaboração do level design adequado a cada tipo de game. Como exemplo de aplicação apresentamos uma adaptação realizada para o game Wind Phoenix, nosso protótipo em desenvolvimento durante o doutoramento em Educação Matemática em nossa tese que defende a produção e desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático nos jogos digitais.

Palavras-chave: Puzzles. Game design. Level design. Produção de conhecimentos.

Biografia do Autor

Cristiano N. Tonéis, PUCSP/Pesquisador

Doutor em Educação Matemática – Tecnologias Digitais e Educação Matemática – pela UNIAN-SP, tese: A Experiência Matemática no Universo dos Jogos Digitais: o processo do jogar e o raciocínio lógico e matemático (2015). Atua como Pesquisador no NuPHG: Núcleo de Pesquisas em Hipermídia e Games da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Pesquisador em Jogos Digitais e Educação, Games e Processos de Gamificação; Educação Matemática e Novas Tecnologias (Jogos digitais).

Janete Bolite Frant, PUCSP/Pesquisadora

Doutora em Educação Matemática – NEW YORK UNIVERSITY (1993), tese: Educational Computer Technology: Implementation and Diffusion of Innovation. Atualmente na UNIAN-São Paulo, coordena o laboratório LOVE ME Lab e integra como colaboradora o projeto Rumo à Educação Matemática Inclusiva. É editora do Jornal Internacional de Estudos de Educação Matemática JIEEM/IJSM.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Edição

Seção

Artigos