Ficção e Narrativa: o lugar dos videogames no ensino de História

Autores

  • Helyom Viana Telles UNEB/Pesquisador
  • Lynn Alves SENAI CIMATEC/Professora

Resumo

Este trabalho trata de uma discussão trazida à tona durante o desenvolvimento de um projeto de pós-doutorado que procura compreender como os history games podem contribuir para a produção e o compartilhamento de representações, de imagens e de um imaginário sobre o passado. Os desdobramentos da crítica pós-moderna sobre a produção do conhecimento histórico, implicaram em uma valorização das obras ficcionais tanto para o conhecimento, como para a divulgação de um saber sobre o passado. O artigo aponta como os conhecimentos históricos são apropriados e representados através dos history games e analisa o seu impacto na produção de uma consciência histórica ou de um imaginário sobre o passado.

Palavras-chave: História. Ficção. Jogos Eletrônicos.

Biografia do Autor

Helyom Viana Telles, UNEB/Pesquisador

Helyom Viana Telles é doutor em Ciências Sociais (UFBA), com pós-doutorado sobre jogos eletrônicos, história, memória e educação pela UNEB. Foi coordenador do Núcleo de Antropologia da Imagem e História Visual da rede FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência). É pesquisador do grupo Comunidades Virtuais (UNEB).

Lynn Alves, SENAI CIMATEC/Professora

Lynn Alves é doutora em Educação (UFBA), com pós-doutorado na área de jogos eletrônicos e aprendizagem (Università degli Studi di Torino, Itália). É docente e pesquisadora do SENAI CIMATEC (BA), no Núcleo de Modelagem Computacional e professora Titular da UNEB, onde coordena o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais, com doze jogos digitais produzidos para distintos cenários de aprendizagem e investigações na área de cultura digital e suas mediações no campo da educação e da psicologia, destacando especialmente os jogos digitais.

Downloads

Publicado

2021-02-03

Edição

Seção

Artigos