Jogo, autoria e conhecimento: fundamentos para uma compreensão dos games

Autores

  • Ernane Guimarães Neto PUCSP/Pesquisador

Resumo

O desenvolvimento das ciências e a resultante compartimentação dos saberes trouxeram problemas. A especialização cria linguagens próprias, dificultando a comunicação entre diferentes áreas do conhecimento; o estabelecimento de um corpus com o paradigma vigente engessa o debate sobre a ciência; interesses de classe determinam quais devem ser os saberes privilegiados. Felizmente, a mesma práxis que exige a criação de “escolas” e “disciplinas” específicas oferece a oportunidade de reconfiguração dos saberes. O próprio reconhecimento de uma estrutura das revoluções científicas (KUHN, 2010), a desconfiança sobre a razão (por exemplo nas fenomenologias), a percepção do mundo como uma convivência de verdades às vezes contraditórias (nos relativismos, na teoria da complexidade) são respostas oferecidas pelo pensar contemporâneo ao problema. Neste contexto, o livro de Arlete dos Santos Petry pode ser pensado como auxiliar na problematização da disciplina Ludologia.

Biografia do Autor

Ernane Guimarães Neto, PUCSP/Pesquisador

Ernane Guimarães Neto é mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. Autor de Narrativas e personagens
para jogos (São Paulo: ed. Érica, 2014)

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Publicado

2021-02-03

Edição

Seção

Resenhas