Leitura semiótica dos ícones de aplicativos do iOS

Autores

  • Amanda Porto de Oliveira PUC-SP/Mestranda
  • Winfried Nöth PUC-SP/Professor

Resumo

Os autores deste artigo apresentam um estudo semiótico dos ícones presentes na interface do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 8. O modelo adotado para a análise foi a tipologia de signos de Charles S. Peirce. O estudo mostra que uma análise semiótica abrangente dos chamados ícones do aplicativo deve levar em consideração que esses signos não são apenas ícones, mas também legissignos, sinsignos, símbolos, índices, remas e dicentes, em vários modos de combinação. O estudo também examina os três subtipos de iconicidade – imagem, diagrama e metáfora – que caracterizam os diversos tipos de ícones de aplicativos.

Palavras-chave: C. S. Peirce. Ícones de aplicativos. Interface homem-computador. Semiótica do design. Tipologia dos signos.

Biografia do Autor

Amanda Porto de Oliveira, PUC-SP/Mestranda

Amanda Porto de Oliveira é mestranda da Pós-Graduação de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Winfried Nöth, PUC-SP/Professor

Winfried Nöth é professor da Pós-Graduação de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-02-04