Pontes, janelas e peles: cultura, poéticas e perspectivas das interfaces computacionais

Autores

  • Olira Saraiva Rodrigues UFG/Doutoranda

Resumo

Organizado em cinco capítulos, o livro propõe como tema a discussão sobre interfaces computacionais, partindo de sua definição, percorrendo sua classificação, poética, relação com o ciberespaço e finalizando com as perspectivas para o futuro.
Em “sobre pontes, janelas e peles”, o autor discorre sobre a definição de interfaces. Com gênero dissertativo, em diálogo com vários autores, problematiza a definição de interface, entendendo que o termo é utilizado em diversas áreas do conhecimento, com alguma variações semântica. A partir da problematização alcança o segundo capítulo, denominado de “os azuis de Gagarin e de Turing”, em que situa a área exata da definição para o termo que assume para o restante do livro. Nestes dois capítulos há a discussão e a proposição da definição do termo interface, situando-a no contexto computacional. Os traços histórico e semântico dão o tom da base argumentativa do autor, que investiga os usos, apontando aqueles em que o termo é aplicado de modo metafórico ou metonímico, caindo por vezes no modismo do uso comum, apontado como pouco indicado para estudos específicos sobre o tema.

Biografia do Autor

Olira Saraiva Rodrigues, UFG/Doutoranda

Olira Saraiva Rodrigues é doutoranda em Arte e Cultura Visual pelo PPGACV/UFG, mestre em Educação pela PUC-GO e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG.

Downloads

Publicado

2021-02-04