A interação aprendiz-conteúdo em tempos de dispositivos móveis (tablets e smartphones) na educação

Autores

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre um dos tipos de interação proposto por Moore (1989): a interação aprendizconteúdo. Moore destaca que a interação entre o aprendiz e o conteúdo “é uma condição definidora da educação. Sem ela não pode haver educação, já que ela é o processo de interagir intelectualmente com o conteúdo que resulta em mudanças de compreensão”. Em outras palavras, a interação aprendiz-conteúdo tem como sinônimo o processo intelectual de comunicação, reflexão e diálogo que conta com os seguintes elementos: emissor, canal, mensagem, receptor, interpretação e cognição.

Biografia do Autor

Cláudio André, PUCSP/Professor

É Pós-Doutor em Informática pela UFRGS, Doutor em Educação pela USP, Mestre em Educação, Especialista em Sistemas de Informação, Especialista em Design Instrucional, Licenciado em Pedagogia e Licenciado em Matemática. É pesquisador e docente na área de educação e computação, com ênfase nos seguintes temas: educação e tecnologia, empreendedorismo digital, educação a distância, games, robótica, autoria digital, formação de professores e cidadania digital. Na PUC-SP é Professor e pesquisador do Mestrado e Doutorado do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), com atuação na linha de pesquisa Inteligência Coletiva, Aprendizagem e Semiótica Cognitiva. Na mesma Universidade coordena o Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais. Na Universidade Metodista é professor e pesquisador do Mestrado e Doutorado em Educação, na linha de formação de professores. Trabalhou por vários anos como consultor da área de tecnologia e educação na Microsoft, Ministério da Educação, Vale e Senac-SP, entre outros. No mercado corporativo atua como empreendedor digital, produção de conteúdo digital, marketing digital e técnicas de Search Engine Optimization (SEO).

Downloads

Publicado

2021-02-04