Interações em Ambientes Virtuais de Aprendizagem histórico e modelos

Autores

  • João Mattar PUCSP/Professor

Resumo

Este artigo discute interações e atividades em ambientes virtuais de aprendizagem. Trata-se de um estudo teórico que propõe dois modelos: (a) um micromodelo para a distinção entre tipos de interação e (b) um macromodelo para o design de interações e atividades em educação online. Seu objetivo é contribuir com a teoria e prática do ensino e da aprendizagem em ambientes virtuais, orientando designers educacionais e professores. A revisão da literatura sobre o tema parte de um editorial de Michael Moore (1989), que propõe as interações aluno-aluno, aluno-professor e alunoconteúdo em educação a distância, até trabalhos mais recentes como os de Atsusi Hirumi (2002; 2006; 2013), que elabora um modelo complexo para o design e sequenciamento de interações em e- learning. Os micro e macro modelos são propostos e justificados neste artigo em comparação com modelos elaborados por outros autores. Os dois modelos propostos são ilustrados e podem ser utilizados no design educacional em ambientes online. Trabalhos futuros podem incluir o teste e o aperfeiçoamento dos modelos.

Palavras-chave: Interação. Ambiente Virtuais. Educação a Distância. Aprendizagem.

Biografia do Autor

João Mattar, PUCSP/Professor

Bacharel em Filosofia (PUC-SP) e Letras: Português, Francês e Inglês (USP), Certificado de Pós-Graduação em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior (Laureate International Universities), Especialista em Administração (FGV-SP), Mestre em Tecnologia Educacional (Boise State University), Doutor em Letras (USP) e Pós-Doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar (1998-1999). É autor de diversos artigos, capítulos e livros, dentre os quais: Filosofia e Ética na Administração (Saraiva), Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), ABC da EaD: a educação a distância hoje (Pearson), Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Introdução à Filosofia (Pearson), Filosofia (Pearson), Filosofia e Ética (Pearson), Guia de Educação a Distância (Cengage Learning), Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage Learning), Web 2.0 e Redes Sociais na Educação (Artesanato Educacional), Design Educacional: educação a distância na prática (Artesanato Educacional) e Metodologias Ativas para a Educação Presencial, Blended e a Distância (Artesanato Educacional). Foi Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) e professor, Coordenador do curso de Põs-Graduação lato-sensu (Especialização) em Inovação em Tecnologias Educacionais na Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) e professor/pesquisador/orientador no PPGENT - Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias. Atualmente é professor, pesquisador e orientador no TIDD - Programa de Pós-raduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP), onde é lider do GPTED - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais. É Diretor de Relações Internacionais da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Professor colaborador do Mestrado em Recursos Digitais em Educação, na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal).

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Publicado

2021-02-04