“Twittando” literatura: um quanto de microconto nas mídias sociais

Autores

  • Tércio de Abreu Paparoto USP/Pós-Doutorando

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama acerca das produções textuais sobre diálogo criativo com as mídias sociais, notadamente de valor literário, qual os contos, tendo a ferramenta Twitter como instrumento de veiculação do produto criativo, de incentivo ao trabalho da escrita cujo sabor é a literatura e, sobretudo, de socialização de experiências que caracterizam o desafio da escrita sucinta, todavia com a possibilidade de multissignificação e de flexibilidade semântica. Para tanto, este texto alinhava aspectos teóricos básicos sobre o gênero conto - seus matizes estilísticos, conteudísticos e, principalmente, linguísticoestruturais- com aqueles concernentes aos parâmetros tipicamente técnicos da plataforma Twitter, estabelecendo-se o cerne deste paper, que é o de se verificar o quão desafiadora é a arte de escrever - sobre a grandeza do fazer literário- no perímetro restrito de cento e quarenta caracteres. Válido dizer ainda que muito tal tema tem despertado o interesse de pesquisadores em escrita criativa e produção textual de forma ampla.

Palavras-chave: Mídias Sociais. Twitter. Literatura. Criação Literária. Contos.

Biografia do Autor

Tércio de Abreu Paparoto, USP/Pós-Doutorando

Pós-Doutorando em Linguística (FFLCH-USP),membro pesquisador do NEAC/USP/CNPq (Núcleo de Estudos sobre Análise Crítica do Discurso), Doutor em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (USP) e Professor Doutor na Faculdade de Ciências e Saúde de Guarulhos (FACIG-SP).

Downloads

Publicado

2021-02-17