Ser ou pertencer o grande dilema do torcedor organizado de futebol nas redes sociais

Autores

  • Ary José Rocco Júnior USP e UNINOVE
  • Carlos Affonso Sartore Salles UNINOVE

Resumo

Os torcedores organizados de futebol, em sua atuação no universo das redes sociais, têm apresentado diferentes formas de agir e de produzir conteúdos. De agendamento de brigas e confrontos com facções rivais às ações de solidariedade para apoiar indivíduos da “comunidade”, os torcedores organizados oscilam entre a agressividade e a cooperação. Determinados valores, típicos desses agrupamentos de indivíduos usuários de redes sociais, acabam por moldar comportamentos coletivos dessas organizações sociais dentro e fora da rede. O objetivo deste artigo é investigar as modificações que essas comunidades inserem na cultura que envolve o futebol enquanto forma de entretenimento e consumo. O amor ao clube de coração e a fidelidade à organização social (Torcida Organizada) ao qual pertencem é uma marca da oscilação deste comportamento. Assim, é nossa intenção neste artigo, identificar e analisar as características dos indivíduos que atuam nas redes sociais em torno do perfil das Torcidas Organizadas. Pretendemos, com isto, mostrar que as redes sociais funcionam, no que diz respeito à cultura do torcedor de futebol, como “espelho” da vida social, tanto em seus aspectos mais positivos, quanto negativos.

Palavras-chave: Torcida organizada. Redes sociais. Consumo esportivo. Facebook. Cultura do esporte.

Biografia do Autor

Ary José Rocco Júnior, USP e UNINOVE

Professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP) e do Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte (MPA-GE) da Universidade Nove de Julho. Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Mestre em Administração (PUC/SP), bacharel em Administração Pública e Comunicação Social, Jornalismo.

Carlos Affonso Sartore Salles, UNINOVE

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão do Esporte (MPA-GE) da Universidade Nove de Julho/SP. Especialista em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina/PR.

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Publicado

2021-02-17