É proibido acessar as redes sociais? Uma reflexão sobre o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa através das Redes Sociais no Ensino Fundamental

Autores

  • Flávia Cristina Martins Knebel UFSM/Pesquisadora
  • Hermes Renato Hildebrand

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência pedagógica de utilização das redes sociais nos processos de interação, leitura e produção textual como forma de refletir os objetos de estudo na disciplina de Língua Portuguesa. Procurou-se uma abordagem teórica que permitisse compreender os processos sócio-históricos e culturais responsáveis por verdadeiras transformações nos modos de percepção, interação, e relação estabelecida com os novos conhecimentos próprios da contemporaneidade tecnológica. Nesta nova esfera de mudanças em constante movimento, o estudo da língua em seus contextos de uso é considerado como fundamental. Assume-se o conceito de dialogismo, através do qual o sujeito se constitui a partir de um movimento de alteridade; e o de hipertexto, como sendo um espaço onde as múltiplas linguagens se encontram para ressignificar, organizar e reorganizar conhecimentos. As relações estabelecidas pelos sujeitos, seus mais variados enunciados e discursos, orientaram este trabalho.

Palavras-chave: Educação. Linguística. Pedagogia. Internet. Redes sociais.

Biografia do Autor

Flávia Cristina Martins Knebel, UFSM/Pesquisadora

Possui graduação em Letras - Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária. Possui Pós Graduação em Tecnologias da Informação aplicadas à Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a UAB.

Hermes Renato Hildebrand

Hermes Renato Hildebrand é matemático e tem Mestrado em Multimeios pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1994) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professor da UNICAMP e PUCSP e exerce o cargo de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação do TIDD - Tecnologia da Inteligência e Design Digital, da PUCSP. Também é pesquisador nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre sistemas interativos, inteligência artificial, imagem técnica, processos de colaboração e subjetivação contemporânea. Tem experiência nas áreas de matemática, semiótica, educação, comunicação, artes e jogos eletrônicos, com ênfase na produção de instalações interativas e interfaces utilizado as tecnologias assistivas e tecnologias em geral utilizando sistemas digitais. Em educação desenvolve projetos de ensino e aprendizagem com base nas metodologias ativas para formação de pessoas em escolas e comunidades em geral. Também estuda o potencial destas interfaces e ferramentas de interação e de mediação para serem utilizadas em processos educacionais e de entretenimento. Em Artes, Ciência e Tecnologia desenvolve reflexões, pesquisas e produções com abordagem em estética, semiótica e em linguagens visuais através das mídias digitais e locativas. Na pós-graduação orienta projetos interdisciplinares nas áreas de Jogos, Ergonomia, Usabilidade e Acssibilidade, Design de Interação, Uso das Interfaces Digitais e Locativas, Tratamento de Imagens, Semiótica e Artes. Obteve Menção Honrosa do Prêmio Sergio Motta em 2005 e foi Vencedor do 6º Prêmio Sergio Motta de melhor instalação interativas da Secretaria do Estado de São Paulo com o grupo de artistas SCIArts - Equipe Interdisciplinar em 2007 (http://www.sciarts.org.br). Em 2020 ganhou o Prêmio Menção Honrosa no Edital CoMciência - Ocupação em Arte, Ciência e Tecnologia - Projeto Coletivo DNA Afetivo Kamê e Kanhru junto com LabInter/UFSM (Laboratório Interdisciplinar Interativo - https://www.ufsm.br/laboratorios/labinter/). É parecerista Ad Hoc da PUCSP, UNICAMP, FAPESP e FAEPEX (Unicamp). Participa de bancas de mestrado e doutorado sobre assuntos relacionados aos temas que estuda e pesquisa. Tem várias publicações nas áreas de design de interação, produções hipermídias interativas, jogos eletrônicos, artes, ciências e tecnologias emergentes. Nestas produções destacam-se as publicações internacionais: 5th Artech 2010 - 5th Internacional Conference on Digital Arts, 4th Artech 2008 - 4th Internacional Conference on Digital Arts, The 14th International Symposium on Electronic Art. Cingapura: ISEA2008 e nos eventos nacionais destacam-se: ANPAP ? Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas de 2006 a 2018 e nos encontros Internacionais de Arte e Tecnologia realizados na Universidade de Brasília - UnB. Possui publicações de livro e artigos em revistas indexadas nacionais e internacionais. E, desde 2017, faz parte da diretoria da ANPAP.

Downloads

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)