A dinâmica associativa das mídias sociais: semiose e convergência

Autores

  • Geane Alzamora UFMG/Professora
  • Joana Ziller UFMG/Professora

Resumo

A partir de uma percepção de que a noção de mídia social é frequentemente adotada sem questionamento de seu significado, o artigo discute os termos mídia e social para entender os conceitos e seus desdobramentos. Para tal, se volta à semiose peircena, especialmente às ideias de representação, determinação e mediação; à discussão foucaultiana de dispositivo; e à sociologia das associações proposta por Latour (2012), que baseia o desenho teórico do termo social, partindo das acepções de mediador e associação. Com base em tais discussões, analisa brevemente sua relação com a noção de convergência (JENKINS, 2008), especialmente no que tange à ideia de associação, para entender ligações entre as
mídias tradicionais, como a TV e os jornais, e as mídias sociais. Por fim, tendo como eixo a acepção de associação, aproxima as noções de mediação em ambientes comunicacionais tanto ao sentido peirceano de semiose, quanto à noção de social em Latour, buscando possibilidades de complementariedade, muito mais do que oposições.

Palavras-chave: Mídia social. Sociologia das associações. Teoria Ator-Rede. Semiose. Peirce

Biografia do Autor

Geane Alzamora, UFMG/Professora

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CNPq/UFMG). Trabalho desenvolvido com apoio do CNPq e da Fapemig.

Joana Ziller, UFMG/Professora

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CNPq/ UFMG). Trabalho desenvolvido com apoio do CNPq e da PRPq-UFMG.

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Publicado

2021-02-17