O valor agregado nos Recursos Educacionais Abertos: oportunidades de empreendedorismo e inovação nas IES particulares brasileiras

Autores

  • Andreia Inamorato PUCSP/Pesquisadora

Resumo

O movimento de Recursos Educacionais Abertos (REA) tem ganhado uma importância significativa nas discussões sobre educação aberta na atualidade. Num cenário educacional mundial onde a necessidade de se ampliar o acesso à educação superior com custos reduzidos é uma constante, os REA aparecem como um modelo para práticas inovadoras. Empreender em práticas inovadoras exige uma mudança de paradigma. A concepção de que o conhecimento pode e deve ser protegido - por senhas, limitações de acesso, avisos de proteção legal (como em direitos autorais reservados)- está sendo desafiada. Tais modelos convencionais não deixarão de existir, mas modelos emergentes de ‘ensinar e aprender’ ganharão cada vez mais espaço na sociedade do conhecimento e da informação. Nas instituições de ensino superiores (IES) particulares no Brasil, essa inovação em práticas de REA ainda não foi suficientemente contemplada. De fato, parece continuar havendo o receio de doar o que se paga para produzir (cursos, recursos educacionais), perdendo-se a percepção de que há um retorno indireto, e muitas vezes direto, para tal contribuição social. Num modelo tradicional de negócios educacionais, oferecer recursos educacionais gratuitamente parece algo inconcebível. Porém, com o avanço das tecnologias educacionais e o surgimento das licenças livres, as IES se encontram hoje num momento de transformação no qual não somente as tecnologias de aprendizagem necessitam ser atualizadas, como também as práticas pedagógicas e os modelos de gestão e de negócio. Percebe-se que há oportunidades para a prestação de serviços acompanhando a produção dos recursos educacionais abertos, o que ajudaria a garantir a sustentabilidade financeira das iniciativas institucionais de REA ao mesmo tempo que o empreendedorismo social. Esse artigo aponta o potencial de um novo paradigma para fomentar essas inovações. Foca nas IES particulares, trazendo algumas argumentações e experiências do setor educacional internacional que sustentam o discurso a favor do novo pilar da educação aberta na atualidade: os REA.

Palavras-chave: Recurso Educacional Aberto. Inovação. Empreendedorismo.

Biografia do Autor

Andreia Inamorato, PUCSP/Pesquisadora

Pesquisadora e consultora nas áreas de recursos educacionais abertos e tecnologia educacional; foi pesquisadora na Open University do Reino Unido de 2006-2011, e trabalhou nos projetos OpenLearn e OLnet.

Downloads