A criação de atos de currículo no contexto de espaços intersticiais

Autores

  • Edméa Santos UERJ/Professora
  • Aline Weber UERJ/Pesquisadora

Resumo

Com a intensificação dos usos do digital em rede e dos dispositivos móveis, apresentamos neste artigo a criação de atos de currículo a partir das noções de mobilidade e espaços intersticiais (Santaella, 2010), trazendo as tecnologias móveis como interfaces desses espaços constituídos pela ubiquidade e conectividade. Compreendemos a mobilidade e o uso dos dispositivos móveis, via digital em rede, como formas de potencializar a educação, na medida em que não saímos dos espaços físicos para entrar em contato com os ambientes digitais. Discutimos, a partir do referencial de Santos (2005), possibilidades de práticas pedagógicas para uma aprendizagem ubíqua, fazendo dialogar os espaçostempos da universidade/ cidade/ciberespaço, dentro do contexto da disciplina Didática, de uma turma de graduação em pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Mobilidade. Espaços Intersticiais. Atos de Currículo.

Biografia do Autor

Edméa Santos, UERJ/Professora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UERJ; Professora do ProPED/UERJ; Líder do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura

Aline Weber, UERJ/Pesquisadora

Mestre em Educação pela UERJ/ProPED; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura.

Downloads