Resenha do livro "Imagem: cognição, semiótica, mídia"

Autores

  • Maria Ogécia Drigo UNISO-SP/Professora

Resumo

Lucia Santaella e Winfried Nöth mencionam na Introd ução do livro “Imagem:
cognição, semiótica, mídia” (São Paulo: Iluminuras, 2001), que “uma ciência da imagem, uma imagologia ou iconologia ainda está por existir” (p. 13). Nesse sentido, Durand (2004), enfatiza que os progressos das técnicas de reprodução por imagens, como a fotografia, o vídeo, as “imagens sintéticas”, bem como os meios de transmissão dessas, não permitiram ao século XX desenvolver estudos vinculados à imagem capazes de abalar o reino da “galáxia de Gutemberg”, expressão de Mc Luhan, reino esse caracterizado pela supremacia da imprensa e da comunicação escrita. “Embora a pesquisa triunfal decorrente do positivismo tenha se apaixonado pelos meios técnicos (óticos, físico-químicos, eletromagnéticos etc.) da produção, reprodução e transmissão de imagens, ela continuou ignorando o produto de suas descobertas.” (p. 33).

Downloads

Publicado

2021-02-24