Resenha do livro "Homo zappiens: educando na era digital”

Autores

  • Izabel Patrícia Meister UNIFESP/Professora

Resumo

O professor Wim Veen, da Universidade de tecnologia de Delft (área de Educação e Tecnologia), Holanda, Países Baixos, e Bem Vrakking, aluno e pesquisador de pós-graduação em engenharia de sistemas, análises de políticas e gerenciamento na mesma universidade, são autores deste livro que de forma explícita nos coloca frente à tecnologia própria da cultura do nosso tempo, especialmente na sua relação com a educação. Para o primeiro, a tecnologia como propulsora de modificações importantes no comportamento, aprendizagem e forma de produção de conhecimento das gerações que se formam dentro desta cultura. O segundo, ao estudar processos de mudança, estabelece a aprendizagem como meio básico para lidar com ela. As necessidades estabelecidas por cada um dos autores bastam para tornar esta uma leitura interessante, na medida em que educação, tecnologia e processos de mudança são vistos como partes de um mesmo ecossistema, o que dá agilidade e dinamismo a estas questões e propõe reestruturações importantes para a educação. [...].

Biografia do Autor

Izabel Patrícia Meister, UNIFESP/Professora

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo (2012) com estágio doutoral na The Open University, Inglaterra (2011/2012). Mestre em em Educação, Arte e História da Cultura pela mesma universidade (2008). Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), Especialização em Comunicação Teoria e Prática do Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998) e graduação em Tecnologia e Gestão da Editoração - Faculdades Metropolitanas Unidas (2004), São Paulo. Professora da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp desde 2014, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional da Pró Reitoria de Planejamento desde agosto de 2018. Anteriormente, entre 2017 e 2018, foi diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Pró Reitoria de Gestão com Pessoas. Coordenadora do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil/UAB na Unifesp entre 2015 e 2018. Foi coordenadora pedagógica em EaD do curso de Especialização em Apoio a Saúde da Família, modalidade a distância, da UNA-SUS/ Unifesp (2015). Foi Coordenadora temática pedagógica de Teleducação do projeto Telessaude Brasil Redes Unifesp entre 2016 e 2017.Professora do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional desde 2017. Pesquisadora colaboradora do projeto REMAR - Universidade Federal de São Carlos (2014 - atual) que tem como objetivo facilitar e ampliar a construção e o reuso de recursos educacionais abertos (REA).

Downloads