Resenha do livro “Cibercultura”

Autores

  • Marcia Pereira Sebastião PUCSP/Pesquisadora
  • Lucila Pesce UNIFESP/Professora

Resumo

O livro Cyberculture foi publicado em 1997, pela Éditions Odile Jacob. Passada mais de uma década, a obra ainda se mostra atual, por trazer reflexões oportunas para se repensar os caminhos da humanidade e, em especial, da aprendizagem, com o advento das tecnologias digitais. Sua atualidade incide no fato de que muitos dos desafios elencados pelo pesquisador ainda se impõem às instituições de ensino, responsáveis pela aprendizagem formal, bem como às demais organizações, como ONGs e empresas, que lidam com a aprendizagem ao longo da vida: elemento crucial à formação contemporânea. [...].

Biografia do Autor

Marcia Pereira Sebastião, PUCSP/Pesquisadora

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Guarulhos (2005) e mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009).

Lucila Pesce, UNIFESP/Professora

Doutora (2003) e mestre (1999) em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com pós-doutorado (2007) em Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); bacharel e licenciada em Letras - Português e Inglês (1985), pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP. Vice coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFESP (julho de 2017 a julho de 2019). Líder do Grupo de Pesquisa LEC: Linguagem, Educação e Cibercultura. Consultora ad hoc do GT 16 (Educação e Comunicação) da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação de 2007 a 2017. Atualmente é vice coordenadora do GT 16 da ANPEd (gestão 2017-2019; 2019- 2021). Membro das seguintes redes internacionais de pesquisa: REPEM (Rede de Pesquisas em Educação e Mídia, Unirio), Red Estrado (Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University, vinculada à Responsible Research and Innovation - RRI). Membro do Comitê Gestor do LIFE - Unifesp: Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (CAPES), de agosto de 2012 a maio de 2019. Assessora científica da FAPESP e do CNPq (PIBIC/AF/PIBITI).Tem investigado nas seguintes áreas: Linguagens Hipermídia e Processos Formativos; Linguagens Hipermídia e Educação Básica; Linguagens Hipermídia e Formação Inicial de Professores; Linguagens Hipermídia e Formação Continuada de Professores.

Downloads