Dançando entre mundos

uma entrevista com Katie King

Autores

  • Marina Costin Fuser Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0931-0673

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2021i24p15-26

Resumo

Katie King é uma pesquisadora proeminente e professora aposentada na área de estudos de gênero na Universidade de Maryland. Ela recebeu seu doutorado em História da Consciência na Universidade da Califórnia, Santa Cruz, orientada por Donna Haraway, onde também teve o privilégio de estudar com Gregory Bateson, que é altamente influente em seu trabalho. Publicou os Theory in its Feminist Travels: Conversations in US Women’s Movements’ (1994) e ‘Networked Reenactments: Stories Transdisciplinary Knowledges Tell’ (2011), além de vários artigos como ‘Feminism and Writing Technologies: Teaching Queerish Travels through Maps, Territories, and Pattern’. (1994) e múltiplas contribuições transdisciplinares para os campos da teoria crítica, Teoria Feminista , Mídia e Comunicações, Estudos de Tecnociência, Cibercultura e Estudos Culturais.

Biografia do Autor

Marina Costin Fuser, Universidade de São Paulo, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Marina Costin Fuser é cientista social, doutora em cinema e estudos de gênero em Sussex (CAPES), com doutorado-sanduíche em Berkeley. Atualmente faz pós-doutorado no IEA-USP sobre tecnologias de aprendizagem e em tecnologias da inteligência sobre a semiótica de robôs feministas no TIDD/PUC-SP. Dentre suas pesquisas, se destacam: um estudo acerca da emancipação da mulher em Simone de Beauvoir, mulheres no teatro político de Hilda Hilst, e o nomadismo no cinema de Trinh T. Minh-ha. Em Sussex, lecionou no campo de estudos culturais. Publicou os livros Palavras que Dançam à Beira de um Abismo: Mulher na dramaturgia de Hilda Hilst (EDUC) e co-editou Mulheres Atrás das Câmeras: As Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018 (Estação Liberdade).

Referências

KING, Katie. Women in the web. In: BOUSQUET, Marc; WILLS, Katherine (orgs.). The politics of information: the electronic mediation of social change. Stanford, CA: Alt-X Press, 2003, p. 303-314.

Downloads

Publicado

2022-03-09