Signo, inferência e crença:

apontamentos semióticos para dilemas contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2022i25p76-95

Palavras-chave:

Semiótica, Fake news, Inferência, Crença, Peirce

Resumo

O presente artigo visa explorar partes da teoria semiótica peirceana para esclarecer alguns das fake news e da desinformação. Para a presente reflexão será importante marcar o traço distintivo da semiótica peirceana que vincula inferência, pensamento e signo. O estudo dos signos se revela como uma parte fundamental do estudo da forma dos raciocínios válidos, já que mesmo as falácias (raciocínios inválidos) seguem a forma geral da inferência. Será importante distinguir a validade do raciocínio e a inclinação para a aceitação de uma tese numa abordagem lógica que julga os tipos de passagens de premissas a conclusões e uma abordagem psicológica acerca das impressões de verdade que caracterizam um impulso para a aceitação de uma crença. Entender a semiótica como lógica, de uma perspectiva peirceana, significa também conciliar a teoria do signo a uma teoria da investigação. Isto reclama por respostas à questão da realidade e dos fatos, por um lado, e à das representações e dos discursos, por outro. Para explorar estes aspectos da teoria peirceana e relacioná-los aos fake news e à desinformação, o presente texto se ancora não apenas em textos do próprio Peirce e seus comentadores, mas também nas mais recentes publicações interessada neste tema de autores como Santaella, Ibri, Gomes e Broens, Nöth e Botelho e Baggio. Acredita-se que tal recorte possa somar esforços para que seja possível diferenciar mais claramente fatos e representações, “fatos alternativos” e interpretações alternativas dos fatos, construção social de notícias e autonomia do real em relação a elas, além de uma série de problemáticas semioticamente relevantes, como as noções de crença, alteridade, experiência, erro, mentira e verdade.

Biografia do Autor

Tarcísio Cardoso, Universidade Federal da Bahia

Pesquisador membro do Grupo de pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC). Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). CV Lattes: lattes.cnpq.br/0295736592288682.

Carlos Magno Barreto, Universidade Federal da Bahia

Pesquisador membro do Grupo de pesquisa em Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC). Graduado no Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estudante de Jornalismo na Universidade Federal da Bahia (UFBA). CV Lattes: lattes.cnpq.br/4672402452948791.

Referências

BAGGIO, Renan Henrique. Como as redes fixam crenças: uma análise realista da pós-verdade e suas implicações semiótico pragmáticas. 2021. 200 f. Tese (Doutorado), Curso de Filosofia, Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

BOTELHO, Thaïs Helena Falcão; NÖTH, Winfried. Deepfake: Inteligência Artificial para discriminação e geração de conteúdos. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 23, 2021, p. 69-78.

GOMES, Ana Paula de C.; BROENS, Mariana C. A formação de crenças na era das fake news: emoções e sentimentos epistêmicos. São Paulo: Filoczar, 2020.

IBRI, Ivo Assad. Semiótica e pragmatismo: interfaces teóricas, 2 vols. Marília: Oficina Universitária/São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020-2021.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia, São Paulo: Cultrix, 1972.

PEIRCE, Charles Sanders. Collected Papers, vol. 1-6, Hartshorne, Charles & Paul Weiss (eds.); vol. 7-8, Burks, Arthur W. (ed.). Cambridge, MA: Harvard University Press, 1931-58 [Obra citada como CP seguido pelo número do volume e número do parágrafo].

PEIRCE, Charles Sanders. 1992. The Essential Peirce, vol. 1, Houser, Nathan; Christian Kloesel (eds.). Bloomington, IN: Indiana University Press, 1998 [Obra citada como EP1].

ROMANINI, Anderson Vinicius; GUARDA, Rebeka Figueiredo da. Fixação de crenças, big data e fake news: a campanha de difamação contra Marielle Franco. Cognitio-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia, São Paulo, vol. 16, n. 1, p. 88-101, 2019.

SANTAELLA, Lucia. A percepção: uma teoria semiótica. 2. ed. São Paulo: Experimento, 1998.

SANTAELLA, Lucia. O método anticartesiano de C. S. Peirce. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

SANTAELLA, Lucia. Mente e/ou consciência em C. S. Peirce. Cognitio, São Paulo, vol. 17, n. 1, p. 119-130, 2016.

SANTAELLA, Lucia. De onde vem o poder da mentira? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-26