Inteligência Artificial nos Games

Autores

  • Daniel Trevisan
  • Alexandre Braga

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2022i26p90-104

Palavras-chave:

Inteligência artificial, criatividade, games, narrativa

Resumo

O desenvolvimento acelerado da Inteligência Artificial (IA) e suas proliferan- tes aplicações nas mais diversas áreas de atividades humanas têm chamado a atenção de pesquisadores em vários campos de conhecimento. Entre elas, não poderia faltar a preocupação com a penetração de técnicas de IA nos processos de criatividade humana. Entre os campos culturais e estéticos em que alianças entre produtores e IA se fazem no- tar encontram-se os games. Este artigo está voltado para a discussão dos aspectos mais fundamentais dessa nova aliança.

Biografia do Autor

Daniel Trevisan

Daniel Carvalho Barca Trevisan é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUC-SP. Programador e desenvolvedor de Jogos Digitais na Flux Games desde 2019.

Alexandre Braga

Alexandre Braga é bacharel em Comunicação com habilitação em Publicidade pela PUC-SP, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pesquisador na área de Design, Ergonomia e Interação Humano Computador. Atualmente é professor R.T.I. na Escola Superior de Propaganda e Marketing ESPM-SP, no curso de Comunicação e Publicidade. Docente no programa de Pós Graduação Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Desenvolvimento de Jogos Digitais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP, professor na FATEC São Caetano no curso de Jogos Digitais e professor/tutor de EAD na Faculdade Impacta. Professor do ensino superior desde 2002, também atua há mais de 27 anos como designer gráfico e digital.

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Publicado

2023-08-06