Uma visão multirreferencial da educação e tecnologia

uma entrevista concedida a Lucia Santaella

Autores

  • Edméa Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Lucia Santaella Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2023i28p26-43

Biografia do Autor

Edméa Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora titular-livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Bolsista Produtividade do CNPq. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Demandas Populares da UFRRJ. Membro do GT16 da ANPEd, membro do Conselho Diretor da ABCiber. Membro do Laboratório de Imagem da UERJ e do Observatório Formacce/UFBA. Editora-chefa da Revista Docência e Cibercultura e editora-gerente da Revista Interinstitucional Artes de Educar. Líder do GPODC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Site acervo: www.edmeasantos.pro.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4978-9818.

Lucia Santaella, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É pesquisadora 1A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Publicou 56 livros e organizou 33, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0681-6073.

Referências

ALMEIDA, Joelma; MARTINS, Vivian; SANTOS, Edméa. Videopesquisa e formação na cibercultura: atos de currículo e de pesquisa em educação. Boletim GEPEN [Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática], Rio de Janeiro, n. 75, p. 140-153, jul./dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/190. Acesso em 10 fev. 2023.

AMARAL DA FONTOURA, Helena; SILVA, Marco (orgs.). Práticas pedagógicas, linguagem e mídias: Desafios à pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011.

DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: A humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

DOMINGUES, Diana (org.). Arte, ciência e tecnologia: Passado, presente e desafios. São Paulo: Editora Unesp / Itaú cultural, 2009.

JOSIOWICZ, Alejandra J.; ALMEIDA VELOZO, Naira de (org.). Humanidades digitais na América Latina: linguagens, metodologias e práticas de análise. Campinas: Pontes Editores, 2023. Disponível em: Humanidades digitais na América Latina: linguagens, metodologias e práticas de análise - Pontes Editores. Acesso em: abr., 2024.

LÉVY, Pierre; AUTHIER, Michel. As árvores de conhecimentos. Prefácio Michel SERRES. Trad. Monica M. Seineman. São Paulo: Escuta, 1995.

PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa Oliveira dos (orgs.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campinas Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2014.

SANTOS, Edméa. Educação online: cibercultura e pesquisa – formação na prática docente. 2005. Tese (Doutorado) – Curso de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2005.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2015.

SANTOS, Edméa. Escrevivências ciberfeministas e ciberdocentes: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. São Paulo: Pedro & João, 2022.

SANTOS, Edméa; FERNANDES, Terezinha; YORK, Sara Wagner. Ciberfeminismos e cibereducações: Narrativas de mulheres durante a pandemia de Covid-19. Salvador: Edufba, 2022.

SANTOS CORADINI, Fábio dos; SANTOS, Edméa. Etno(queer)hipergrafia: autorias trans no Instagram. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 32, n. 72, p. 235–249, 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>