Traços quânticos na cultura

incerteza criadora

Autores

  • Diana Maria Gallicchio Domingues Universidade Estadual de Campinas
  • Pedro Gabriel Ubatuba de Faria Denega Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1984-3585.2024i2930p32-58

Palavras-chave:

arte e tecnociência, física quântica, sistemas interativos e enativos, ciência da interface, transdisciplinaridade

Resumo

A formulação da teoria quântica, em meados do século XX, configurou uma série de mudanças em domínios científicos e culturais. A partir da perspectiva das artes, analisamos algumas proposições da física quântica como a incerteza em bases probabilísticas e estados emergentes, que alteram nossa visão da realidade, destacando seu impacto filosófico, histórico, epistemológico e antropológico. O trânsito entre conhecimentos de vários domínios e temas entre arte e tecnociência, dialogando com as tecnologias, gera a transdisciplinaridade que rege o conhecimento dos dias atuais de natureza pós-biológica. Questões que extrapolam o existir natural com tecnologias acrescentam à mecânica clássica elementos componentes próprios das revoluções quânticas, que, ao mesmo tempo, servem como pensar artístico e ressignificam os modos de viver em uma humanização e naturalização das tecnologias por diferentes tipos de interfaces. Abordamos exemplos autorais de experiências passadas da aplicação de sensores, softwares de sistemas inteligentes dotados de respostas gerativas e autônomas, chegando aos sistemas enativos afetivos, em mútua relação entre organismos, dados e ambiente, num outro tipo de ecossistema. O ensaio faz também uma análise histórica de alguns autores fundamentais no campo da mecânica quântica e suas bases para a arte e tecnociência. Objetiva-se iluminar a intrincada e muitas vezes ignorada relação entre arte, tecnologia e física moderna, destacando o impacto cultural e a inovação epistemológica que surgem da física quântica e o fim das certezas.

Biografia do Autor

Diana Maria Gallicchio Domingues, Universidade Estadual de Campinas

Fundadora e diretora do LART e pesquisadora colaboradora no Instituto de Computação da UNICAMP. Com doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Arte & Tecnologias da Imagem na Universidade Paris VIII, Professora Colaboradora Plena Sênior do Programa de Pós-Graduação em Eng. Biomédica – FGA Universidade de Brasília – FGA (2010) e do PPG em Ciências e Tecnologias em Saúde – UnB Ceilândia. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0419-5098. E-mail: dgdomingues@gmail.com.

Pedro Gabriel Ubatuba de Faria Denega, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Física (bacharelado) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica com o projeto “Análise de Interações de QS-21 com Simulações de Dinâmica Molecular”. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-6641-4839. E-mail: pedrodenega@gmail.com.

Referências

BERTHOZ, Alain. The brain’s sense of movement. Translation: Giselle Weiss. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2000.

BORN, Max; AUGER, Pierre; SCHRÖDINGER, Erwin; HEISENBERG, Werner. Problemas da física moderna. Tradução: Gita K. Guinsburg. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

BOWER, Joseph L.; CHRISTENSEN, Clayton M. Disruptive technologies: Catching the wave. Harvard Business Review, p. 43-54, jan.-feb., 1995.

CONNOR, Andy M.; MARKS, Stefan (eds.). Creative Technologies for Multidisciplinary Applications. Hershey, PA, 2016.

DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes: Emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Compania das Letras, (1994) 1996.

DE OLIVEIRA, Alfredo Gontijo et al. Conhecimento e Transdisciplinaridade II - Propriedades emergentes nas ciências exatas. Belo Horizone: Editora UFMG / Humanitas, 2004.

DEUTSCH, Ivan H. Harnessing the power of the second quantum revolution. Physical Review X Quantum, v. 1, n. 2, 020101, Oct., 2020.

DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: A humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 1997.

DOMINGUES, Diana . Arte, Ciência e Tecnologia: Passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

DOMINGUES, Diana. Diana Domingues - Percursos. Entrevista. In: FRANCO, Edgar (Org.). Desenredo: Poéticas visuais e processos de criação. Goiânia: UFG/FAV, 2010, p. 121-157.

DOMINGUES, Diana; GERHARDT, Günther Johannes Lewczuk. Exchanges of eletric human signals and artistic immersive poetics. In: POISSANT, Louise; DAUBNER, Ernestine (org.). Art et biotechnologies. Montréal: Presses de l’Université du Québec, 2005.

DOMINGUES, Diana; MIOSSO, Cristiano Jacques; RODRIGUES FLEURY ROSA, Suélia Siqueira; ROCHA, Carla. Embodiments, visualizations and immersion with enactive affective systems. Proceedings of SPIE – The International Society for Optical Engineering, v. 9012, jan. 2014.

DOMINGUES, Ivan. Em busca do método: Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

DOWLING, Jonathan P.; MILBURN, Gerard J. Quantum technology: The second quantum revolution. London: Royal Society, 2003.

FEYNMAN, Richard Phillips. Física em 12 lições. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

HEISENBERG, Werner. Física e filosofia. Tradução: Jorge Leal Ferreira. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1981.

HOFSTADTER, Douglas. Gödel, Escher, Bach: An Eternal Golden Braid. New York: Vintage, 1980. – Tradução italiana: Gödel, Escher, Bach: Un’eterna ghirlanda brillante. Milano: Adelphi, 1990.

JONES, Stephen. Towards a philosophy of virtual reality. Leonardo: Journal of the International Society for the Arts, Sciences and Technology, v. 33, n. 2, p. 125-132, 2000.

KRUEGER, Ted. Design and prosthetic perception. Kybernetes, Leeds, v. 36, n. 9/10, p. 1393-1405, 2007.

KRUEGER, Ted; DOMINGUES GALLICCHIO, Diana Maria; POISSANT, Louise. Creative technologies and innovation: Health and wellbeing. Digital Creativity, London, v. 27, n. 4, p. 267-270, 2016.

KURIZKI, Gershon et al. Quantum technologies with hybrid systems. Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), v. 112, n. 13, p. 3866-3873, March 3, 2015.

LUCENA, Tiago Franklin R. et al. Walking and health: an enactive affective system. Digital Creativity, London, v. 27, n. 4, p. 314-333, 2016.

LUCENA, Tiago Franklin R. et al. The drama of dengue fever: Civic-oriented journalists, community and artists fighting dengue. Leonardo, London, v. 51, n. 2, p. 199-200, 2018b.

MALINA, Roger. Leonardo olhando para a frente: Fazendo história e escrevendo história. In DOMINGUES, Diana (org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 16-20.

MASSUMI, Brian. A user’s guide to capitalism and schizophrenia: Deviations from Deleuze and Guattari. Cambridge, MA: MIT Press, 1992.

MASSUMI, Brian. Parables for the virtual: Movement, affect, sensation. 4. ed. Durham, NC: Duke University Press, 2002.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco J. Autopoiesis and Cognition: The Realization of the Living. Dordrecht: Reidel, 1980.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

NOË, Alva. Perception in action. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.

NOË, Alva. Real presence. Manuscript draft. January 2006.

NUSSENZVEIG, Moyses. Curso de física básica: ótica, relatividade e física quântica. 2. ed. v. 4. São Paulo: Blucher, 2013.

POISSANT, Louise; DAUBNER, Ernestine (org.). Art et biotechnologies. Québec City: Presses de l'Université du Québec, 2005

POLKINGHORNE, John. Teoria quântica: uma breve introdução. Tradução: Iuri Abreu. Porto Alegre: LPM, 2011.

PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. Tradução por Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, 1996.

RASKAR, Ramesh et al. Prakash: Lighting aware motion capture using photosensing markers and multiplexed illuminators. ACM Transactions on Graphics, v. 26, n. 3 34th International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques – ACM SIGGRAPH 2007, Proceedings. San Diego, CA, July, 2007. p. 36.

RHEINGOLD, Howard. Smart mobs: The next social revolution. New York, NY: Basic Books, 2002.

STEWART, Ian. Será que Deus joga dados? A nova matemática do caos. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

TIKKA, Pia. Enactive cinema: Simulatorium eisensteinense. PhD dissertation. Helsinki: University of Art and Design Publication Series, 2008.

WILSON, Stephen. Art + Science Now. 2010. London: Thames and Hudson.

Downloads

Publicado

2025-03-19