Traços quânticos na cultura
incerteza criadora
DOI:
https://doi.org/10.23925/1984-3585.2024i2930p32-58Palavras-chave:
arte e tecnociência, física quântica, sistemas interativos e enativos, ciência da interface, transdisciplinaridadeResumo
A formulação da teoria quântica, em meados do século XX, configurou uma série de mudanças em domínios científicos e culturais. A partir da perspectiva das artes, analisamos algumas proposições da física quântica como a incerteza em bases probabilísticas e estados emergentes, que alteram nossa visão da realidade, destacando seu impacto filosófico, histórico, epistemológico e antropológico. O trânsito entre conhecimentos de vários domínios e temas entre arte e tecnociência, dialogando com as tecnologias, gera a transdisciplinaridade que rege o conhecimento dos dias atuais de natureza pós-biológica. Questões que extrapolam o existir natural com tecnologias acrescentam à mecânica clássica elementos componentes próprios das revoluções quânticas, que, ao mesmo tempo, servem como pensar artístico e ressignificam os modos de viver em uma humanização e naturalização das tecnologias por diferentes tipos de interfaces. Abordamos exemplos autorais de experiências passadas da aplicação de sensores, softwares de sistemas inteligentes dotados de respostas gerativas e autônomas, chegando aos sistemas enativos afetivos, em mútua relação entre organismos, dados e ambiente, num outro tipo de ecossistema. O ensaio faz também uma análise histórica de alguns autores fundamentais no campo da mecânica quântica e suas bases para a arte e tecnociência. Objetiva-se iluminar a intrincada e muitas vezes ignorada relação entre arte, tecnologia e física moderna, destacando o impacto cultural e a inovação epistemológica que surgem da física quântica e o fim das certezas.
Referências
BERTHOZ, Alain. The brain’s sense of movement. Translation: Giselle Weiss. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2000.
BORN, Max; AUGER, Pierre; SCHRÖDINGER, Erwin; HEISENBERG, Werner. Problemas da física moderna. Tradução: Gita K. Guinsburg. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.
BOWER, Joseph L.; CHRISTENSEN, Clayton M. Disruptive technologies: Catching the wave. Harvard Business Review, p. 43-54, jan.-feb., 1995.
CONNOR, Andy M.; MARKS, Stefan (eds.). Creative Technologies for Multidisciplinary Applications. Hershey, PA, 2016.
DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes: Emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Compania das Letras, (1994) 1996.
DE OLIVEIRA, Alfredo Gontijo et al. Conhecimento e Transdisciplinaridade II - Propriedades emergentes nas ciências exatas. Belo Horizone: Editora UFMG / Humanitas, 2004.
DEUTSCH, Ivan H. Harnessing the power of the second quantum revolution. Physical Review X Quantum, v. 1, n. 2, 020101, Oct., 2020.
DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: A humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 1997.
DOMINGUES, Diana . Arte, Ciência e Tecnologia: Passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
DOMINGUES, Diana. Diana Domingues - Percursos. Entrevista. In: FRANCO, Edgar (Org.). Desenredo: Poéticas visuais e processos de criação. Goiânia: UFG/FAV, 2010, p. 121-157.
DOMINGUES, Diana; GERHARDT, Günther Johannes Lewczuk. Exchanges of eletric human signals and artistic immersive poetics. In: POISSANT, Louise; DAUBNER, Ernestine (org.). Art et biotechnologies. Montréal: Presses de l’Université du Québec, 2005.
DOMINGUES, Diana; MIOSSO, Cristiano Jacques; RODRIGUES FLEURY ROSA, Suélia Siqueira; ROCHA, Carla. Embodiments, visualizations and immersion with enactive affective systems. Proceedings of SPIE – The International Society for Optical Engineering, v. 9012, jan. 2014.
DOMINGUES, Ivan. Em busca do método: Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
DOWLING, Jonathan P.; MILBURN, Gerard J. Quantum technology: The second quantum revolution. London: Royal Society, 2003.
FEYNMAN, Richard Phillips. Física em 12 lições. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.
HEISENBERG, Werner. Física e filosofia. Tradução: Jorge Leal Ferreira. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1981.
HOFSTADTER, Douglas. Gödel, Escher, Bach: An Eternal Golden Braid. New York: Vintage, 1980. – Tradução italiana: Gödel, Escher, Bach: Un’eterna ghirlanda brillante. Milano: Adelphi, 1990.
JONES, Stephen. Towards a philosophy of virtual reality. Leonardo: Journal of the International Society for the Arts, Sciences and Technology, v. 33, n. 2, p. 125-132, 2000.
KRUEGER, Ted. Design and prosthetic perception. Kybernetes, Leeds, v. 36, n. 9/10, p. 1393-1405, 2007.
KRUEGER, Ted; DOMINGUES GALLICCHIO, Diana Maria; POISSANT, Louise. Creative technologies and innovation: Health and wellbeing. Digital Creativity, London, v. 27, n. 4, p. 267-270, 2016.
KURIZKI, Gershon et al. Quantum technologies with hybrid systems. Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), v. 112, n. 13, p. 3866-3873, March 3, 2015.
LUCENA, Tiago Franklin R. et al. Walking and health: an enactive affective system. Digital Creativity, London, v. 27, n. 4, p. 314-333, 2016.
LUCENA, Tiago Franklin R. et al. The drama of dengue fever: Civic-oriented journalists, community and artists fighting dengue. Leonardo, London, v. 51, n. 2, p. 199-200, 2018b.
MALINA, Roger. Leonardo olhando para a frente: Fazendo história e escrevendo história. In DOMINGUES, Diana (org.). Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 16-20.
MASSUMI, Brian. A user’s guide to capitalism and schizophrenia: Deviations from Deleuze and Guattari. Cambridge, MA: MIT Press, 1992.
MASSUMI, Brian. Parables for the virtual: Movement, affect, sensation. 4. ed. Durham, NC: Duke University Press, 2002.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco J. Autopoiesis and Cognition: The Realization of the Living. Dordrecht: Reidel, 1980.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
NOË, Alva. Perception in action. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.
NOË, Alva. Real presence. Manuscript draft. January 2006.
NUSSENZVEIG, Moyses. Curso de física básica: ótica, relatividade e física quântica. 2. ed. v. 4. São Paulo: Blucher, 2013.
POISSANT, Louise; DAUBNER, Ernestine (org.). Art et biotechnologies. Québec City: Presses de l'Université du Québec, 2005
POLKINGHORNE, John. Teoria quântica: uma breve introdução. Tradução: Iuri Abreu. Porto Alegre: LPM, 2011.
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. Tradução por Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, 1996.
RASKAR, Ramesh et al. Prakash: Lighting aware motion capture using photosensing markers and multiplexed illuminators. ACM Transactions on Graphics, v. 26, n. 3 34th International Conference and Exhibition on Computer Graphics and Interactive Techniques – ACM SIGGRAPH 2007, Proceedings. San Diego, CA, July, 2007. p. 36.
RHEINGOLD, Howard. Smart mobs: The next social revolution. New York, NY: Basic Books, 2002.
STEWART, Ian. Será que Deus joga dados? A nova matemática do caos. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
TIKKA, Pia. Enactive cinema: Simulatorium eisensteinense. PhD dissertation. Helsinki: University of Art and Design Publication Series, 2008.
WILSON, Stephen. Art + Science Now. 2010. London: Thames and Hudson.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo de acordo com a licença CC BY 4.0, em conformidade com a definição de acesso público do Directory of Open Access Journals (DOAJ).
Ao submeter um texto à TECCOGS, os autores asseguram que o material submetido à avaliação e eventual publicação não infringe de modo algum qualquer direito proprietário ou copyright de outros. Com a submissão, o autor transfere em efetivo os direitos de publicação do artigo para a TECCOGS. A transferência de copyright cobre os direitos exclusivos de publicação e distribuição do artigo, incluindo reimpressões ou quaisquer outras reproduções de natureza similar, além de traduções. Os autores mantém o direito de usar todo ou partes deste texto em trabalhos futuros de sua autoria e de conceder ou recusar a permissão a terceiros para republicar todo ou partes do texto ou de suas traduções. Para republicar números da revista na íntegra, qualquer interessado precisa obter permissão por escrito tanto dos autores como também dos editores da TECCOGS. A TECCOGS por si só pode conceder direitos relativos a emissões de periódicos como um todo.
Imagens com direitos autorais pertencentes a terceiros, que não foram concedidos ao autor do texto, devem ser utilizadas somente quando necessárias à análise e ao argumento da pesquisa, sempre indicando as respectivas fontes e autoria. A TECCOGS dispensa o uso de imagens meramente ilustrativas. Se desejar ilustrar um conceito, o autor deve indicar, em forma de URL ou referência bibliográfica, uma referência em que a ilustração esteja disponível.
---------------------------------------------------------------------------------
This journal offers free immediate access to its content under CC BY 4.0, in accordance with Directory of Open Access Journals' (DOAJ) definition of Open Acess.
When submitting a text to TECCOGS, authors ensure that the material submitted for evaluation and eventual publication does not infringe any proprietary right or copyright. Upon submission, authors effectively transfer the publication rights of the article to TECCOGS. The copyright transfer covers the exclusive rights of publication and distribution of the article, including reprints or any other reproduction of similar nature, in addition to translations. Authors retain the right to use all or parts of the text in future works of their own, as well as to grant or refuse permission to third parties to republish all or parts of the text or its translations. In order to fully republish issues of the magazine, anyone interested must obtain written permission from both the authors and the editors of TECCOGS. TECCOGS alone can grant rights relating to issues of journals as a whole.
Images whose copyright belongs to third parties that have not been granted to the author of the text should be used only when essential for the analysis and argument, always indicating theirs respective sources and authorship. TECCOGS dismisses any use of merely illustrative images. To illustrate a concept, the author must indicate, in the form of a URL or bibliographic reference, a source in which the illustration is available.