Transformações do Artista; Transformações do Sujeito

Autores

  • Liana Ferraz Diniz

Palavras-chave:

técnica, criação teatral, ator

Resumo

Neste artigo apresentamos uma discussão sobre o papel da técnica na criação cênica. Por meio de alguns conceitos de teoria teatral e filosofia abordamos a questão da técnica trazendo à tona os problemas de sua execução como uma fórmula de gerar arte. Apresentamos uma reflexão sobre a relação do ator com o trabalho criativo e como as técnicas utilizadas no percurso da ideia até a cena podem ser realizadas de forma diferenciada. Para tanto, levantamos a possibilidade de o ator livrar-se do compromisso executor de sua arte e munir-se do desejo de transformar-se, rever-se a todo o momento. Esta transformação para a cena encontra uma possível analogia com o conceito filosófico do “cuidado de si” (proveniente da Grécia Antiga e revisitado por Foucault) tratado neste artigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Como Citar

Diniz, L. F. (2012). Transformações do Artista; Transformações do Sujeito. Tessituras & Criação: Processos De criação Em Arte, comunicação E Ciência, (3), 31–40. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/tessituras/article/view/11404

Edição

Seção

Artigos