Além da teoria da montagem de Eisenstein: princípios gerais da construção de obras de arte.

Autores

  • Cristina Paiva

Palavras-chave:

Montagem, semiótica da cultura, Eisenstein, construtivismo, processos de criação

Resumo

Este artigo trata de alguns aspectos do conceito de montagem do cineasta russo Serguei Eisenstein (1898-1948), tendo como base teórica o livro “Dos Diários de Serguei Eisenstein e Outros Ensaios”, do semioticista V. V. Ivánov. Analisamos três ensaios de Eisenstein: “Fora de Quadro” (2002b) e “Dramaturgia da Forma do Filme” (2002c), ambos publicados em 1929, e “Palavra e Imagem” (2002a), de 1937, à luz dos estudos de Ivánov, tendo como objetivo compreender conceitos gerais de sua teoria da montagem em relação ao campo de estudo conhecido como “semiótica russa”, ou “semiótica da cultura”. O próprio caráter da teoria da montagem de Eisenstein, que extrapolou o campo do cinema para se constituir como uma teoria geral da arte, permite que nos aproximemos de pressupostos gerais do cineasta em relação à construção de obras de arte e sua recepção.

Biografia do Autor

Cristina Paiva

Graduada em Arquitetura e Urbanismo- FAU USP. Mestranda em Comunicação e Semiótica -PUC SP

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