Uma Visão Sistêmica do Processo Criador

Autores

  • Sílvia Maria Guerra Anastácio Universidade Federal da Bahia
  • Célia Nunes Silva Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

abordagem sistêmica, crítica genética, processo criativo

Resumo

A abordagem sistêmica faz uma leitura da realidade distinta da abordagem mecanicista, ampliando a sua perspectiva para dar um novo entendimento a fenômenos até então sem resposta, ou com uma resposta apenas parcial. A crítica genética pode utilizar-se da abordagem sistêmica para compreender a rede semiótica de relações que compõe o processo de criação e o sistema aberto em que transita o criador. É sob este ponto de vista que o presente artigo busca se debruçar, visando o uso da abordagem sistêmica no processo de criação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sílvia Maria Guerra Anastácio, Universidade Federal da Bahia

Professora Titular do Departamento de Letras Germânicas da UFBA. Possui Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela UFMG.

Célia Nunes Silva, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada II do Departamento de Neurociência e Saúde Mental da FAMEB/ UFBA. Possui Doutorado em Medicina pela UFBA.

Downloads

Publicado

2012-09-11

Como Citar

Anastácio, S. M. G., & Silva, C. N. (2012). Uma Visão Sistêmica do Processo Criador. Tessituras & Criação: Processos De criação Em Arte, comunicação E Ciência, (3), 52–63. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/tessituras/article/view/8753

Edição

Seção

Artigos