A IMAGEM EM SUAS DIVERSAS ABORDAGENS: BREVES CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE SARTRE, DURAND E ELIADE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018v1i1p207-219Palavras-chave:
Imagem, imaginário, consciência, imaginação, símbolo.Resumo
O artigo tem por objetivo apresentar algumas das diversas concepções de imagem e imaginário surgidas no início do século passado a fim de contribuir para o debate acadêmico sobre o tema. Procura-se logo de início uma delimitação que dê suporte a estes dois temas assim como as definições providas por três autores: Jean Paul Sartre, Gilbert Durand e Mircea Eliade. A opção por estes pensadores busca mostrar como cada um trabalha a questão proposta à sua maneira juntamente com suas contrastantes e às vezes semelhantes conclusões. Em decorrência disto, ao passar do viés epistemológico de Sartre até à concepção simbólica proposta por Eliade, nota-se não só um tratamento diferenciado acerca da imagem e do imaginário, mas também como a faculdade imaginativa foi ganhando autonomia e reconhecimento do seu potencial criador e doador de sentido, especialmente no âmbito do sagrado.Downloads
Publicado
2018-05-05
Como Citar
Magalde Ferreira, L. (2018). A IMAGEM EM SUAS DIVERSAS ABORDAGENS: BREVES CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE SARTRE, DURAND E ELIADE. Último Andar, (31), 207–219. https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018v1i1p207-219
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.