A IMAGEM EM SUAS DIVERSAS ABORDAGENS: BREVES CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE SARTRE, DURAND E ELIADE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2018v1i1p207-219Palabras clave:
Imagem, imaginário, consciência, imaginação, símbolo.Resumen
O artigo tem por objetivo apresentar algumas das diversas concepções de imagem e imaginário surgidas no início do século passado a fim de contribuir para o debate acadêmico sobre o tema. Procura-se logo de início uma delimitação que dê suporte a estes dois temas assim como as definições providas por três autores: Jean Paul Sartre, Gilbert Durand e Mircea Eliade. A opção por estes pensadores busca mostrar como cada um trabalha a questão proposta à sua maneira juntamente com suas contrastantes e às vezes semelhantes conclusões. Em decorrência disto, ao passar do viés epistemológico de Sartre até à concepção simbólica proposta por Eliade, nota-se não só um tratamento diferenciado acerca da imagem e do imaginário, mas também como a faculdade imaginativa foi ganhando autonomia e reconhecimento do seu potencial criador e doador de sentido, especialmente no âmbito do sagrado.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia de Atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores están autorizados a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, para publicar en un repositorio institucional o como un capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.