O ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO “REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ” (PARANÁ – 2018)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a1Palavras-chave:
Ensino Religioso, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular do Paraná, Paraná.Resumo
Presente legalmente nos currículos escolares brasileiros, desde a Constituição Federal de 1934, o Ensino Religioso assumiu diferentes configurações ao longo dos períodos históricos e suas respectivas legislações. Atualmente, prevista na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes Bases da Educação (1996), o componente curricular de Ensino Religioso assumiu a característica de área do conhecimento com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em 20 de dezembro de 2017. Com a aprovação, coube aos estados da federação, por meio das Secretarias Estaduais de Educação (SEED), coordenar os trabalhos para a construção de documentos curriculares das disciplinas escolares para cada território estadual. Destarte, o presente trabalho tem por objetivo analisar os conteúdos programáticos propostos no “Referencial Curricular do Paraná” (2018) para o componente curricular do Ensino Religioso. Para tanto buscamos realizar uma breve revisão bibliográfica acerca do Ensino Religioso no Brasil, com destaque aos marcos legais; discutir acerca da inserção da disciplina na Base Nacional Comum Curricular – BNCC; e, por fim, analisar os conteúdos programáticos, do Ensino Fundamental, estabelecidos para o Ensino Religioso no estado do Paraná.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular. Revista Educação & Sociedade – Educ. Soc., Campinas – SP, v. 37, n. 134, p. 266-284, jan./mar. 2016.
DOMINGOS, Marília De Franceschi Neto. Ensino Religioso e Estado Laico: uma lição de tolerância. Revista de Estudos da Religião, São Paulo – SP, p. 45-70, set. 2009.
FREITAS, Eliane Maura Littig Milhomem de. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Religioso: primeiro passo para os percursos da aprendizagem dessa área do conhecimento. Revista Último Andar, São Paulo – SP, n. 28, p. 43-58.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/pesquisa/23/22107?detalhes=true&indicador=22421. Acesso em: 09/01/2020.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. Curitiba: IBPEX, 2008.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; HOLANDA, Ângela Maria Ribeiro. Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas, 2007.
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Junqueira. O Ensino Religioso no Brasil: estudo do seu processo de escolarização. EDUCERE – Revista da Educação, Toledo – PR, v. 1, n. 2, p. 3-18, jul./dez. 2001.
KLEIN, Delci Heinle; FRÖHLICH, Marcelo Augusto; KONRATH, Raquel Dilly. Base Nacional Comum Curricular – BNCC: documento em análise. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, v. 4, n.1, p. 65-70, jan./jun. 2016.
MALVEZZI, Meiri Cristina Falcioni. O Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular: contribuições para o debate. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá – PR, 2019.
OLIVEIRA, Lilian Blanck de ... [et al.]. Ensino Religioso: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Deliberação nº 03/2018. Curitiba, 2018b. Disponível em: http://www.cee.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/Deliberacoes/2018/deliberacao_03_18.pdf. Acesso em: 09/01/2020.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular do Paraná. Curitiba, 2018a.
PAULY, Evaldo Luis. O dilema epistemológico do ensino religioso. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro – RJ, n. 27, p. 172-182, set./dez. 2004.
PRAZERES, Alexandre de Jesus. Ensino Religioso: A Base Nacional Comum Curricular. Revista de Teologia e Ciências da Religião – Rev. Teo & CR, Recife – PE, v. 6, n. 1, p. 93-106, jan./jun. 2016.
RUEDELL, Pedro. Trajetória do Ensino Religioso no Brasil e no Rio Grande do Sul. Porto Alegra: Sulina; Canoas: Unilassale, 2005.
SANTOS, Elói Correa dos. A lugaridade sagrada indígena guarani Nãndewa do Tekwa xi’inguy da região do Morro do Anhangava em Quatro Barras-PR. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba – PR, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.