O ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO “REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ” (PARANÁ – 2018)

Autores

  • André Rocha Cordeiro Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integrante do Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidade (LERR/UEM).

DOI:

https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a1

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular do Paraná, Paraná.

Resumo

Presente legalmente nos currículos escolares brasileiros, desde a Constituição Federal de 1934, o Ensino Religioso assumiu diferentes configurações ao longo dos períodos históricos e suas respectivas legislações. Atualmente, prevista na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes Bases da Educação (1996), o componente curricular de Ensino Religioso assumiu a característica de área do conhecimento com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, em 20 de dezembro de 2017. Com a aprovação, coube aos estados da federação, por meio das Secretarias Estaduais de Educação (SEED), coordenar os trabalhos para a construção de documentos curriculares das disciplinas escolares para cada território estadual. Destarte, o presente trabalho tem por objetivo analisar os conteúdos programáticos propostos no “Referencial Curricular do Paraná” (2018) para o componente curricular do Ensino Religioso. Para tanto buscamos realizar uma breve revisão bibliográfica acerca do Ensino Religioso no Brasil, com destaque aos marcos legais; discutir acerca da inserção da disciplina na Base Nacional Comum Curricular – BNCC; e, por fim, analisar os conteúdos programáticos, do Ensino Fundamental, estabelecidos para o Ensino Religioso no estado do Paraná.

Biografia do Autor

André Rocha Cordeiro, Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integrante do Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidade (LERR/UEM).

Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integrante do Laboratório de Estudos em Religiões e Religiosidade (LERR/UEM).

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Cordeiro, A. R. (2020). O ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO “REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ” (PARANÁ – 2018). Último Andar, 23(36). https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a1