A revelação trinitária na missão de jesus Cristo

Autores

  • Jacson Alexssandro Guerra Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v25i40.48304

Palavras-chave:

Pai, Filho, Espírito Santo, Trindade e Jesus

Resumo

Por meio da história de Jesus Cristo temos acesso de maneira clara a revelação da Santíssima Trindade. Trindade sendo a comunhão de pessoas que vivem no amor umas para com as outras. Convidando o ser humano a viver em comunhão no amor. Assim, perpassar a história de Jesus de Nazaré é passar pela revelação do amor mútuo entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo e, ao mesmo tempo é perpassar a história de amor de Deus pela humanidade, amor esse, que foi capaz de assumir para si toda a realidade. Ao deparar com a história de Jesus, na liberdade consciente, permite afirmar que ele viveu verdadeiramente a humanidade e revelou a proximidade, intimidade com Deus para a humanidade. Assim, veremos desde a encarnação até a ressureição os pontos principais na missão de Jesus Cristo a presença da Santíssima Trindade.

Biografia do Autor

Jacson Alexssandro Guerra, Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás

Licenciado em Filosofia; Bacharelado em Teologia; especializado em Gestão e Docência do Ensino superior e concluinte do curso pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás-IFITEG.

Referências

AGOSTINHO, Santo Bispo de Hipona. A Trindade. Trad. Agostinho Belmonte; revisão e notas complementares Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulus, 1995.

BIBLIA DE JERUSALEM. São Paulo: Paulus 2011

COSTA, João Rezende. Abbá! Pai! O Deus de Jesus é diferente. São Paulo: Loyola, 1999.

FORTE, Bruno. A Trindade como história. Tradução: Alexandre Macintyre; revisão José Joaquim Sobral. São Paulo: Paulinas, 1987.

FORTE, Bruno. Jesus de Nazaré, história de Deus, Deus da história: ensaio de uma cristologia como história. Trad. Luiz João Gaio; revisão João Anibal Garcia Soares Ferreira. São Paulo:

Paulinas, 1985.

LADARIA, Luiz F. O Deus vivo e verdadeiro: o mistério da Trindade. Tradução Paulo Gaspar de Meneses. 4ª ed. São Paulo: Edições Vozes, 2015, Coleção Theologica.

MACHADO, Renato da Silva. O Evangelho Trinitário para o ser humano hoje: Cristologia e Trindade em Bruno Forte. Orientador: Dr. Paulo Cezar Costa. – Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Teologia, 2015.

RUBIO, Alfonso Garcia. O encontro com Jesus Cristo Vivo: um ensaio de cristilogia para nossos dias. 10. ed. São Paulo: Paulinas, 2012.

THEISSEN, Gerd; MERZ, Annete. O Jesus histórico. São Paulo, Loyola, 2002.

Downloads

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Guerra, J. A. (2022). A revelação trinitária na missão de jesus Cristo. Último Andar, 25(40), e48304. https://doi.org/10.23925/ua.v25i40.48304