CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO PARA A FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a2Palavras-chave:
Educação, Formação, Moral, Religião, Adolescência.Resumo
Resumo: A adolescência é uma fase na vida do indivíduo marcada por diversas mudanças em todos os níveis, onde os questionamentos são frequentes acerca dos valores referenciais que lhes são transmitidos (morais, éticos, religiosos etc). O indivíduo inicia a formação dos alicerces onde se sustentarão os conceitos e valores que formarão a identidade da sua personalidade. Valores e conceitos esses que geralmente são transmitidos pela família. Surge daí a necessidade de um alicerce com uma base forte que possa dar frutos saudáveis para a formação desse adolescente que necessita de referências. Nota-se assim, a importância epistemológica e metodológica acerca do Ensino Religioso que pode ajudar na formação dessa base sólida contribuindo como um referencial de valores para a formação da identidade pessoal desse adolescente que vive e se socializa em uma cultura desenvolvida e legitimada em alicerces fortemente religiosos, mesmo tendo em vista a separação entre os assuntos seculares e religiosos. Assim, o presente artigo procura evidenciar como o ER pode auxiliar na formação dessa base sólida onde se formara a identidade do adolescente.
Referências
BEZERRA, J; BARROS, M. V; TENÓRIO, M. C. M; TASSITANO, R. M; BARROS, S. H; HALLAL, P. C. Religiosidade, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo em adolescentes. Revista Panamericana de Salud Pública, 26(5): 440–6, 2009. Disponível em: Acesso em: 18/03/2020.
BRANDENBURG, L. E. A epistemologia do Ensino Religioso, suas limitações e Abrangências: A confluência da Educação e da Religião na Escola. Revista Interações, Cultura e Comunidade. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS, v.8, n° 14, 2013. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p221. Acesso em: 15/03/2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Ensino Médio Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017, p. 547-548. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 10/09/2020.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266. Acesso em: 08/09/2020.
CASTRO, R. M. M; BALDINO, J. M. Ensino Religioso no Brasil: apontamentos epistemológicos de um modelo em construção. Educação em Foco – UEMG, Ano 17 n. 23, p. 181-202- julho, 2014. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/index. Acesso em: 28/02/2020.
CAVENAGHI, A. R. A; BZUNECK, J. A. A motivação de alunos adolescentes enquanto desafio na formação do professor. IX Congresso Nacional de Educação – III Encontro Sul brasileiro de Psicopedagogia (EDUCERE), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Paraná, 2009.
FIGUEIREDO, S. G; ARAÚJO, F. R; OLIVEIRA-MONTEIRO, N. R. Valores materialistas, pós-materialistas, hedonistas e religiosos. Leopoldianum, Ano 42, n° 116, 117 e 118, 2016.
MORAIS, M. P. O papel da família e do Ensino Religioso na formação ética do adolescente no Ensino Fundamental II, nas escolas estaduais de Boa Vista – Roraima. Dissertação (Mestrado). Curso de Ciências da Religião. Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, 2015. Disponível em: http://tede2.unicap.br:8080/bitstream/tede/368/1/maria_pinheiro_morais.pdf. Acesso em: 17/0/2020.
PASSOS, J. D. Epistemologia do Ensino Religioso: do Ensino à Ciência, da Ciência ao Ensino. Rever – Revista de Estudos da Religião, ano 15, n° 2, julho – dezembro, 2015.
PAULY, E. L; FLORES, C. G. C. Educação, Laicidade e Espiritualidade: contribuições do Ensino Religioso para o pleno desenvolvimento do educando. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 77-84, janeiro/março, 2016.
RIBEIRO, N. C. O Ensino Religioso e seu significado para adolescentes: pesquisa social em uma escola pública de ensino fundamental no município de Mirinzal – MA. Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Revista Marupiíra, v. 2, 2015. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/marupiira/article/view/916. Acesso em: 16/03/2020.
ROCHA, M. I. A; FARIA A. R; PIO, J. Psicologia da Adolescência. Belo Horizonte. UFMG, 2099, p.18. Disponível em: https://www.ufjf.br/quimicaead/files/2014/03/Psicologia-da-Adolesc%c3%aancia-EADQUI020.pdf Acesso em: 10/09/2020.
SELLES, S. E; DORVILLE, L. F. M; PONTUAL, L. V. Ensino religioso nas escolas estaduais do Rio de Janeiro: implicações para o ensino de ciências/biologia. Ciência e Educação (Bauru), v. 22, n. 4, p. 875-894, Dezembro, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132016000400875&script=sci_arttext. Acesso em: 27/02/2020.
SILVA, A. V. L. O Ensino Religioso e a ética de Jesus para o adolescente hodierno. Dissertação (Mestrado). Curso de Ciências da Religião. Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, 2013. Disponível em: http://tede2.unicap.br:8080/bitstream/tede/343/1/abraao_victor_lopes_silva.pdf. Acesso em: 20/04/2020.
SILVA, P.S.M; VIANA, M.N; CARNEIRO. S.N.V. O desenvolvimento do adolescente na teoria de Piaget. Trabalho de Curso. Psicologia pt, o portal dos psicólogos. Disponível em:
https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0250.pdf Acesso em: 10/09/2020.
SILVA, R. L. Novos panoramas para o Ensino Religioso: Uma análise do modelo das Ciências da Religião para o Ensino Religioso nas escolas públicas, tendo em vista os aspectos da transdisciplinaridade, transreligiosidade e pluralidade religiosa. Programa de pós-graduação em Ciências da Religião (Dissertação de mestrado). Escola de Comunicação, Educação e Humanidades. Universidade Metodista de São Paulo, 2017. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1661/2/RonaldSilva.pdf. Acesso em: 15/03/2020.
SOARES, A. M. L; STIGAR, R. Perspectivas para o Ensino Religioso: A Ciência da Religião como novo paradigma. Rever – Revista de Estudos da Religião, ano 16, n° 01, janeiro-abril, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/rever/article/view/28443/19996. Acesso em: 28/02/2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.