CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO PARA A FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a2

Palavras-chave:

Educação, Formação, Moral, Religião, Adolescência.

Resumo

Resumo:  A adolescência é uma fase na vida do indivíduo marcada por diversas mudanças em todos os níveis, onde os questionamentos são frequentes acerca dos valores referenciais que lhes são transmitidos (morais, éticos, religiosos etc). O indivíduo inicia a formação dos alicerces onde se sustentarão os conceitos e valores que formarão a identidade da sua personalidade. Valores e conceitos esses que geralmente são transmitidos pela família. Surge daí a necessidade de um alicerce com uma base forte que possa dar frutos saudáveis para a formação desse adolescente que necessita de referências. Nota-se assim, a importância epistemológica e metodológica acerca do Ensino Religioso que pode ajudar na formação dessa base sólida contribuindo como um referencial de valores para a formação da identidade pessoal desse adolescente que vive e se socializa em uma cultura desenvolvida e legitimada em alicerces fortemente religiosos, mesmo tendo em vista a separação entre os assuntos seculares e religiosos. Assim, o presente artigo procura evidenciar como o ER pode auxiliar na formação dessa base sólida onde se formara a identidade do adolescente.

Biografia do Autor

Fernando Lúcio Scalzer, Faculdade Unida de Vitória-Es

Mestrando em Ciências da Religião, graduação em Filosofia e História, pòs-graduação em História

Frederico Pecorelli de Oliveira, Faculdade Unida de Vitória-ES

Graduação em Direito (Puc-MG), graduação em Pedagogia (UEMG), Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

Daisy Patrícia Pereira Jubrael, Faculdade Unida de Vitória-Es

Graduada em Filosofia, Ciências e letras, Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

Maria de Fátima dos Santos de Almeida Vendramine, Faculdade Unida de Vitória-ES

Graduação em Pedagogia, Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, Espírito Santo.

Veruska Sidronil da Silva, Faculdade Unida de Vitória-ES

Graduada em Pedagogia e Psicologia, pós-graduada em Gestão Educacional e Psicanálise, Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitoria, Espírito Santo.

José Carlos Ferreira da silva, Faculdade Unida de Vitória-ES

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória; Pós-graduação em Neuropsicologia, Faculdade Unyleya, ( 2019 ); Pós-graduação em Comunicação Social, SEPAC USF,  Pós-graduação em Saúde Mental, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre  graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (2010) e graduação em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Arquidioce de Vitória (2000), Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996).

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Scalzer, F. L., de Oliveira, F. P., Pereira Jubrael, D. P., dos Santos de Almeida Vendramine, M. de F., da Silva, V. S., & Ferreira da silva, J. C. (2020). CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO PARA A FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE. Último Andar, 23(36). https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a2