Resenha do livro O REINO: A história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal
DOI:
https://doi.org/10.23925/1980-8305.2020v23i36a10Palavras-chave:
Religião, Igreja Universal, Edir Macedo, Rede Record, PolíticaResumo
De uma vida simples que vivia na remota cidade Rio das Flores no Rio de Janeiro, Edir Macedo ao longo de sua vida conseguiu ter mais de 10 mil templos, no Brasil e em quase cem países, tornando a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) num gigante neopentecostal. Chegou a construir uma réplica do Templo de Salomão em São Paulo, Macedo administra sua igreja mostrando autoridade e respeito dos seus séquitos e por várias autoridades políticas e empresariais. A unção do atual presidente Jair Bolsonaro, celebrada pessoalmente por Macedo, demonstra um projeto de poder iniciado há mais de quarenta anos na primeira sede da Universal, no Rio de Janeiro. Gilberto Nascimento conta a história da IURD, de seu fundador e de sua expansão até os fatos ocorridos no final de 2019.
Referências
NASCIMENTO, Gilberto. O Reino: a história de Edir Macedo e uma radiografia da Igreja Universal. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.