O sentido da Expiação a partir de epistemologias contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v26i41.e59833

Palavras-chave:

Teologia da expiação, satisfação, redenção, solidariedade, amor

Resumo

A Teologia da Expiação de Cristo constitui-se para os cristianismos Protestante e Católico Romano uma doutrina solidificada, que encontra na leitura e interpretação dos textos bíblicos a sua fundamentação. A igreja foi desenvolvendo a sua teologia, sobretudo, no período da Patrística, mas também em Santo Anselmo, representante do Escolasticismo. A partir dele, propagandeou-se a imagem de um Deus ofendido em sua honra pelos pecados humanos que requeria uma satisfação, que só poderia ser alcançada pelo próprio Deus, em sua perfeição. Em sua obra: “Por que Deus se fez homem?”, Anselmo fundamentou sua tese que seria fonte de reflexão nos anos que se seguiriam, inclusive no período da Reforma Protestante. Os diferentes reformadores, mesmo discordando em alguns pontos, convergem com o pensamento de Anselmo, ao afirmarem de diferentes maneiras a necessidade da morte vicária de Jesus devido os pecados humanos. Geralmente, a Teologia da Expiação, conforme o pensamento majoritário, apesar de apontar para o amor divino que vem ao encontro do ser humano e o redime, não deixa de destacar um Deus que não perdoa, sem sacrifícios. Para certos autores, mencionados no artigo, essa imagem de Deus não se coaduna com a imagem do Deus manifesto em Cristo Jesus e ousam repensar e redefinir tal imagem, contribuindo para a decolonização epistemológica da Teologia, especificamente da Teologia da Expiação. Para a Ciência da Religião, a reflexão dessa temática é pertinente, pois diz respeito a um dos temas estruturantes na Teologia cristã.

Biografia do Autor

Vardilei Ribeiro da Silva, Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em Teologia pela FATIPI (2012). Licenciatura em História pela Faculdade Paulista São Jose (2014). Especialização em Gestão de projetos sociais pela FLAM (2017) e especialização em Cuidado e aconselhamento pastoral pela FATIPI (2018). Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Doutorando em Ciências da Religião pela UMESP.

Referências

BÍBLIA SAGRADA. Nova Almeida Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018.

BOFF, Leonardo. Jesus Cristo Libertador. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

BOFF, LEONARDO. Paixão de Cristo paixão do mundo. Petrópolis: Editora Vozes, 1977.

DIK, Leanne Van. Rumo a uma nova Tipologia das Doutrinas Reformadas da Expiação. In: WELKER, Michael.; WILLIS, David (org.). Rumo ao futuro da Teologia Reformada: Tarefas, Tópicos, Tradições. São Paulo: Pendão Real, 2021.

COMBLIN, José. Evangelizar. São Paulo: Paulus, 2010.

FRANCO, Clarissa de; PANOTTO, Nicolás. Decolonização do campo epistemológico da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Teologia(s) pela via contra-hegemônica dos direitos humanos. Estudos de Religião, São Bernardo do Campo, v. 35, n. 3 p. 33-54, 2021.

GIRARD, René. Eu via Satanás cair como um relâmpago. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

HINKELAMMERT, Franz. Sacrifícios humanos e sociedade ocidental: Lúcifer e a Besta. São Paulo: Paulus, 1991.

LIMBECK, Meinrad. Adeus à morte sacrificial: repensando o cristianismo. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.

MCKIM, Donald K. Grandes temas da Tradição Reformada. São Paulo: Pendão Real, 1998.

QUEIRUGA, Andrés T. Recuperar a Salvação: Por uma interpretação libertadora da experiência cristã. São Paulo: Paulus, 1999.

VATICANO. Catecismo da Igreja Católica. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p1s2cap2_422-682_po.html. Acesso em: 20 mar. 2022.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar / Abya Yala, 2009.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Silva, V. R. da. (2023). O sentido da Expiação a partir de epistemologias contemporâneas. Último Andar, 26(41), e59833. https://doi.org/10.23925/ua.v26i41.e59833