O espaço sagrado na reconstrução da lembrança mítica das origens
Palavras-chave:
Imigração, ucranianos, memória, identidade, rito, espaço sagradoResumo
O objetivo deste artigo é mostrar como um grupo de imigrantes ucranianos encontra mecanismos para preservar sua identidade cultural. Reconstruindo o espaço sagrado os imigrantes recriam o universo religioso vivido no seu país de origem. A reconstrução do espaço sagrado serviu para preservar a identidade, reorganizar o mundo social e religioso, demarcar fronteiras étnicas, reconstruir a religião e o rito. Recriando o espaço sagrado os imigrantes estavam refundando o “seu mundo” e reconstruindo a lembrança mítica das suas origens.
Referências
CHEVTCHUK, Mikhailo. Sórok Lítia Ukraínskoí Imigrátzii v Brazêlii. Prácia, Prudentópolis, no 33, 34, 35, 1936.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992a.
ELIADE, Mircea. Mito do eterno retorno. São Paulo: Mercuryo, 1992b.
ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
GIRARD, René. A violência e o sagrado. São Paulo: Paz e Terra; Unesp, 1990.
KARMANSKEI, Petró. Mij Rídneme u Pivdenii Améretzi. Kiev; Viena: Editora Tchaika, 1923.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo: Pioneira, 1976.
OLIVEIRA, Flávia Arlanch Martins de. Famílias Proprietárias e Estratégias de Poder Local no Século Passado. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 17, 1989.
ZUK, Radoslav. Sacred Space in Ukrainian Canadian Experience: Tradition and Contemporary Issues. The Ukrainian Religious Experience. Edmonton, Canadian Institute of Ukrainian Studies, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Teodoro Hanicz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.