Suicídio indígena
autodestruição, autoafirmação ou busca da perfeição?
Palavras-chave:
Suicídio, indígena, heteroagressividade, autoagressividade, revitalização, cultura e religiosidadeResumo
A autodestruição, individual ou coletiva, desafia a nossa compreensão do instinto de sobrevivência. Que sentido podem ter os casos de suicídio ocorridos, ultimamente, em diversas nações indígenas no Brasil? Para entender o que está acontecendo, não basta indagar de sua intencionalidade consciente ou inconsciente. É preciso ainda procurar saber quais fatores culturais podem estar aí implicados. Os suicídios entre os índios brasileiros são meramente atos destrutivos? Será que não poderiam ser, também, uma manifestação de vitalidade, uma forma de resistência do povo à dominação a que estão submetidos, e capaz, por isso mesmo, de provocar uma revitalização étnica e cultural? Esse é o tema deste artigo.
Referências
ALTMAN, Lori. O suicídio Caiowá. Campos, SP. Instituto Metodista de Ensino Superior (mimeo), 30 p., 1990.
AZEVEDO, Marta Maria (coord.) O suicídio entre os Guarani Kaiowá. Brasília: Cimi (mimeo), 30 P., 1991.
BRAND, Antônio. Kaiowá — A construção de uma história oral. Brasília: Cimi (mimeo), 20 P., 1991.
KROEMER, Guiter. Kunahã Made - O povo do veneno. Belém: Ed. Mensageiro, Cimi, 1994.
MABILDE, Pierre F. Booth. Apontamentos sobre os indígenas selvagens da Nação Coroados da Província do Rio Grande do Sul. Brasília: Ibrasa, 1983.
N'LALLMANN, Lodomilo A. Suicídio. São Leopoldo, Jornal Unisinos, ago., 1995.
MELIÀ, Bartolomeu. "A experiência religiosa Guarani". In: Rosto Índio de Deus. Petrópolis, Vozes, 1987.
MENEGASSI, José Lino. A morte na vida guarani. Mestrado em Ciências da Religião. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica, 1993.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Canto de morte Kaiowá. São Paulo: Loyola, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ernilda Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.