Cantar, sambar, curar e confirmar

o devir macumbeiro e a circularidade cultural no fenômeno Seu Sete da Lira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/ua.v27i43.e65476

Palavras-chave:

epistemologia de terreiro, devir macumbeiro, exu sete da lira, circularidade cultural

Resumo

A epistemologia de terreiro é uma metodologia e um lugar conceitual ainda em disputa na Ciência da Religião. Reconhecer esses espaços de brasilidade enquanto produtores de conhecimento e capazes de falar por si é um dos esforços que pretendemos com este artigo. A partir do fenômeno de Seu Sete da Lira, que bagunçou o conceito ortodoxo de espaço religioso, ao profanar o sagrado e sacralizar o profano, apresentaremos conceitos pertinentes para ampliar o diálogo dentro de nossa disciplina. O devir macumbeiro e a circularidade cultural são duas categorias que podem oferecer outros caminhos e outras possibilidades na produção de nossa ciência.

Biografia do Autor

Eduardo Bonine, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Jornalista, mestre e doutorando em Ciência da
Religião (PUC-SP) e autor do livro Embranquecimento do candomblé?
(Pluralidades, 2024). Pesquisador de epistemologia de terreiro, a
partir do conceito de “devir macumbeiro.Pesquisa samba enredo, literatura e
espaços religiosos das macumbas. Publica textos e apresenta trabalhos
em congressos e simpósios de análise literária cruzadas com sambas
enredo e cosmopercepções de terreiro. Integrante do grupo Veredas:
Imaginário Religioso Brasileiro. 

Referências

BONINE, Eduardo. Encruzilhadas epistemológicas na Ciência da Religião: uma reflexão sobre as categorias analíticas de “teologia” e “cosmopercepção” para a construção da disciplina. Revista Identidade, v. 26, p. 243-250, 2021. Disponível em: http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1204. Acesso em: 23 nov. 2023.

BONINE, Eduardo. Institucionalização do racismo religioso: reflexões sobre o racismo religioso institucionalizado na gestão de Sérgio Camargo na Fundação Cultural Palmares. Revista Reflexão, v. 47, 2022. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/5634. Acesso em: 23 nov. 2023.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Orfe(x)u e Exunouveau: análise de uma estética de base afrodiaspórica na literatura brasileira. São Paulo: Fósforo, 2022.

SILVA, Vagner Gonçalves da. Religião e identidade cultural negra: afro-brasileiros, católicos e evangélicos. Afro-Ásia, Salvador, n. 56, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/22524. Acesso em: 23 nov. 2023.

SIQUEIRA, Cristian. O fenômeno Seu Sete da Lira. Cacilda de Assis a médium que parou o Brasil. Edições Besouro Box: Porto Alegre, 2020.

SOUZA, Patricia Rodrigues de. Abstinência (verbete). In: PASSOS, João D.; USARSKI, Frank (Orgs.). Dicionário de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2022.

SOUZA, Patricia Rodrigues de. Religião material: o estudo das religiões a partir da cultura material. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

Downloads

Publicado

2024-04-12

Como Citar

Bonine, E. (2024). Cantar, sambar, curar e confirmar : o devir macumbeiro e a circularidade cultural no fenômeno Seu Sete da Lira. Último Andar, 27(43), e65476. https://doi.org/10.23925/ua.v27i43.e65476