CONSUMO PARA “SER” MAIS DO QUE PARA “TER”: A ESPIRITUALIDADE NA LÓGICA DO CONSUMO CONTEMPORÂNEO

Authors

  • Renato de Lima da Costa

Keywords:

Consumo, Espiritualidade, Anseios subjetivos, Fetiche

Abstract

As relações entre o indivíduo e os bens de consumo são objeto de estudo no campo das pesquisas em Ciências da Religião. Gilles Lipovetsky é um filósofo francês que pertence a uma tradição de autores que se dedicam à observação do contexto social em que se encontram inseridos a fim de produzirem uma crítica científica consistente da sociedade em suas mais variadas configurações. A análise da sociedade de consumo é objeto de sua reflexão na obra A felicidade paradoxal na qual o autor ultrapassa análises mais comumente aceitas, nas quais as motivações para o consumo são determinadas pela lógica do exibicionismo social, a fim de apresentar a emergência de um novo paradigma, de foro mais íntimo, privado, de modo a ser possível identificar uma espiritualidade circundante nas relações de consumo. O seu pensamento fornece elementos para pensar com maior propriedade esta relação.

Published

2016-09-30

How to Cite

da Costa, R. de L. (2016). CONSUMO PARA “SER” MAIS DO QUE PARA “TER”: A ESPIRITUALIDADE NA LÓGICA DO CONSUMO CONTEMPORÂNEO. Último Andar, (28), 028–042. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/ultimoandar/article/view/29725

Issue

Section

Article